Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

FESTURIS Gramado investe em novos nichos do mercado turístico

Tamanho da letra A+ A-
Diretores do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

Acompanhando as tendências do mercado mundial, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), que ocorre de 7 a 10 de novembro de 2019, aposta em segmentos que estão em pleno crescimento. O evento contará com 12 espaços diversificados, todos com excelentes oportunidades para negócio. As transformações no mercado são constantes e exigem sensibilidade das empresas e profissionais que trabalham com o Turismo.

Pensando nisso, o Espaço Wedding - especializado no segmento de casamentos - surge como uma das novidades do Festuris. Os destinos de casamento nunca estiveram tão na moda. Alguns, como Gramado, estão se especializando. Outros já são referência dentro do segmento, como Las Vegas, Cancun, Toscana, Cannes, Tailândia e Taiti. A diferença para os casamentos em locais tradicionais está na experiência imersiva que pode ser levada para diferentes cenários.

O Wedding terá 140 metros quadrados e contará com até 15 expositores de produtos e serviços, com a possibilidade de agendamento direto com os compradores. Outro atrativo para o expositor é a posição privilegiada, pois estará em contato com todo o público do Festuris. Até o momento 70% do espaço foi comercializado. "Nossa intenção é dar uma mostra dos destinos, dos hotéis, de empresas parceiras que estão acostumadas a realizar eventos dentro deste universo", explica o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello.

O Espaço Termalismo e Bem-Estar também será um dos pilares do Festuris. O termalismo brasileiro é conhecido mundialmente pela qualidade das duas águas, em sua grande maioria do Aquífero Guarani. Além disso, o país possui estâncias que abrigam os maiores complexos de águas sulfurosas já conhecidas, fato que desenvolveu e criou infraestrutura para receber grande demanda de turistas que se deslocam com a finalidade da busca do bem-estar, do cuidado com a saúde e lazer.

Cada vez mais pessoas têm sua qualidade de vida impactada com os benefícios das águas termais e minerais, utilizando-as para fins cosmetológicos e espirituais. Grandes parques termais entram neste contexto, à exemplo de Itá e Machadinho, em Santa Catarina, que estarão no FESTURIS. O espaço ainda reunirá meios de hospedagem, centros de terapias, bem-estar, fornecedores para spas e balneários, governos municipais, estaduais, federais, além de formadores de opiniões e conhecimento nacionais e internacionais.

Repaginado, o Espaço Mice & Experience terá uma pegada focada em inovação, empreendedorismo e principalmente no turismo corporativo e de eventos. Nele estarão reunidas grandes marcas, destinos, Conventions & Visitors Bureau, hotelaria corporativa, centros de eventos, empresas de receptivo, companhias aéreas, sistemas para o turismo e aplicativos inovadores do mundo inteiro. O turismo de negócios é um dos segmentos mais importantes e que dão vitalidade para a economia turística.

Participar da feira é uma oportunidade para dar visibilidade às marcas e concretizar negócios. Assim como os outros dois espaços citados, o Mice & Experience tem agenda obrigatória de negociações, recebendo inclusive caravanas com compradores nacionais e internacionais para agendamentos diretos com os expositores. E fora da feira ainda existe a ferramenta Buyers Club, onde o agendamento é livre. No ano passado foram mais de 1,5 mil agendamentos realizados.

Destinos internacionais e diferentes culturas reunidas

Gramado é um ambiente atrativo para negócios, recebendo destinos e marcas internacionais há muitos anos, principalmente pela atuação do FESTURIS. Para a edição deste ano, o evento continua investindo forte na captação. Entre os expositores internacionais confirmados estão: Curaçao, Marrocos, Tunísia, Etiópia, Costa do Marfim, Paraguai, Portugal, Coimbra, Israel, Cuba, San Francisco, além de outros destinos norte-americanos a serem confirmados pela Brand USA.

De acordo com o diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, o objetivo é alavancar a participação estrangeira, unindo diferentes continentes e culturas em um único ambiente de negócios. "O evento pretende superar os 65 destinos internacionais do ano passado, continuamos trabalhando forte na internacionalização e agregando diferentes players", projeta.

Para o segundo semestre a expectativa é positiva também para o turismo nacional, a partir das acomodações do mercado e a nível governamental. "No primeiro semestre todo mundo sentiu, pois ocorreram muitos ajustes e adequações, justamente pela transição de governos. Agora a tendência é que haja um crescimento da economia, o que deve impactar no segmento do turismo", analisa o diretor.

Inscrições gratuitas para agentes de viagens

O FESTURIS Gramado, principal feira de negócios turísticos da América do Sul, está com inscrições abertas de forma gratuita para os agentes de viagens. O primeiro lote de inscrições vai até o dia 30 de agosto. Além da gratuidade, os agentes ainda contam com tarifas especiais na rede hoteleira.

“Crescemos e ganhamos o mundo nos tornando este evento internacional e, com grande potencial de mercado, muito pela atuação dos agentes de viagens que fidelizam conosco. Eles provocam a geração de muitos negócios aos expositores, e esta força precisamos destacar”, salienta a diretora do FESTURIS, Marta Rossi.

As inscrições para os demais profissionais da área de Turismo abrem nas próximas semanas. Agentes de viagens podem se inscrever através do link: https://bit.ly/2YRpsuA.

Flávio Prestes/AI/Festuris/Foto: Divulgação

Serviço

Feira Internacional de Turismo - FESTURIS Gramado

De 07 a 10 de novembro de 2019

Gramado/RS

www.festurisgramado.com