Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Rio Grande do Sul recebe congresso de filosofia pela primeira vez na América do Sul

Tamanho da letra A+ A-
Seminário segue até o dia 28 de julho

O Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval ocorre pela primeira vez na América do Sul, e o local escolhido foi a capital gaúcha.

Nesta semana, de 24 a 28 de julho, a PUCRS sedia o evento que está na sua 14ª edição e terá 10 palestras e mais de duzentas apresentações de trabalhos realizadas por membros da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM). Nesta segunda-feira (24), o governador José Ivo Sartori recebeu os participantes no Palácio Piratini.

Em sua saudação, Sartori destacou a importância do Congresso, lembrou de sua formação profissional em filosofia e de seu trabalho como professor, antes de ingressar na vida pública. "É uma grande honra receber os membros da SIEPM em nosso estado. Temos o prazer de conquistar a oportunidade de trazer, pela primeira vez, o Congresso para a América do Sul (Brasil) e vemos isso como uma ocasião especial, tanto para promover o estudo da filosofia no país, como no nosso continente. Sei da importância do conhecimento nessa área", disse o governador.

Cerca de 150 visitantes participaram do evento, que teve apresentação do Quarteto de Cordas da Unisinos. No Rio Grande do Sul a iniciativa contou com a organização da PUCRS em parceria com a Unisinos.

O Congresso ocorre de cinco em cinco anos e a Sociedade existe desde 1958. O tema geral desta edição será Homo – Natura – Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações. O propósito da atividade é promover a área acadêmica de estudos em filosofia medieval. A SIEPM tem como frentes de pesquisa a filosofia latina, judaica, islâmica e bizantina. Todas as frentes possuem centros de pesquisa no mundo, principalmente na América do Norte, na Europa e na América do Sul. Nos Congressos, os mais de mil membros da SIEPM se reúnem em torno de um tema central.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site eventos.pucrs.br/siepm2017. No endereço virtual os interessados encontram, também, a programação, os temas e os palestrantes convidados.

Artur Hugen, com informações do GRS/Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini