Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Consórcios municipais pela educação e fortalecimento do diálogo pautam evento do FNDE em Florianópolis

Tamanho da letra A+ A-
O encontro, de iniciativa do Governo Federal, reúne especialistas, gestores municipais e da Secretaria de Estado da Educação na Capital catarinense para uma troca de experiências a fim de qualificar a gestão da área

A possibilidade de construir consórcios municipais para a educação em Santa Catarina é uma das novidades que serão tratadas no evento “Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação”, realizado em Florianópolis nestas terça e quarta-feira, dias 4 e 5. O encontro, de iniciativa do Governo Federal, reúne especialistas, gestores municipais e da Secretaria de Estado da Educação na Capital catarinense para uma troca de experiências a fim de qualificar a gestão da área.

:: VEJA GALERIA DE FOTOS

Mais diálogo com estados e municípios

A determinação do Governo Federal, de acordo com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, é que o Brasil seja “mais dialogador” com os Estados e municípios, para que os gestores saibam com clareza o que é, para que serve e como funciona o fundo. “O Brasil tem exemplos de excelência distribuídos pelos municípios. Nós estamos identificando todos eles para aplicar em termos de conceito nacional”, explicou Dacotelli.

Assim como Daniela, Uggioni e Dacotelli, acompanharam a abertura do evento o Secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, a secretária adjunta da Educação, Carla Bohn, o presidente da Fecam, Joares Ponticelli, e a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Patrícia Lueders.

Durante o evento, ocorrerão palestras com especialistas sobre todos os temas relacionados ao FNDE e ao dia a dia dos gestores em educação. Técnicos do Fundo estarão à disposição para atendimento aos municípios. Os programas gerenciados pelo FNDE, como o monitoramento e execução de obras, prestação de contas, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas também estão no programa do encontro.

 “Estamos muito felizes por receber o evento em Santa Catarina. É importante sanar as dúvidas, porque, às vezes, perdemos recursos e tempo no andamento dos processos por causa de detalhes. Hoje, os nossos educadores vão ter a oportunidade de sair daqui com uma expertise ainda maior”, destacou a vice-governadora Daniela Reinehr, presente na abertura do encontro. 

Ela incentivou o avanço nas discussões sobre a elaboração de consórcios municipais. “É uma experiência que já dá muito certo em Santa Catarina para outras áreas e que também pode ser bem-sucedida na educação”, afirmou. O tema já havia sido levado pelos gestores catarinenses à equipe do FNDE, que deu o sinal verde para avançar no tema. O Estado e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) já incentivaram a criação de consórcios entre as prefeituras para atuar na manutenção das rodovias catarinenses, experiência que pode servir de inspiração para o trabalho na educação.

Na avaliação do secretário da Educação, Natalino Uggioni, o evento vai fortalecer o relacionamento do Estado e dos municípios com o FNDE, gerando ganhos para o ensino público em Santa Catarina. Ele foi um dos palestrantes com o tema “Gestão e Inovação na Educação”.

“É uma excelente oportunidade para que todos os programas e projetos que tenham recursos já destinados aos municípios sejam efetivamente aplicados na educação e também para que os gestores conheçam novas oportunidades. Na prática, esperamos que os recursos sejam revertidos em educação de mais qualidade”, declarou Uggioni.

Secom/GSC/Fotos: Fotos: Mauricio Vieira/ Secom