Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Programação prevê atividades em todo o país

Tamanho da letra A+ A-
Dia Mundial do Meio Ambiente, está sendo comemorado nesta semana. A data foi quarta-feira, 5 de junho

Durante esta semana, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas autarquias – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – realizam atividades para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado na última quarta-feira, 5 de junho.

As atividades começaram na segunda-feira (3) com o lançamento da chamada para a 10ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV). O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da produção audiovisual independente, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. Os interessados em participar podem enviar seus vídeos até o dia 2 de agosto. Clique aqui para saber mais sobre o CTV.

Ponto alto

O ponto alto da comemoração da Semana será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento oficial do Projeto “Juntos pelo Araguaia”. O evento contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, com os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), e dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso).

A solenidade será realizada, de manhã, às margens do rio Araguaia, entre as cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). O cantor sertanejo Chitãozinho, da dupla com Xororó, será o embaixador do projeto.

O projeto “Juntos pelo Araguaia” traz ações de recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações de saneamento nos municípios goianos envolvidos por meio de iniciativas de engajamento social junto aos proprietários rurais e todos os atores públicos e privados que têm atuação na região, viabilizando o desenvolvimento sustentável para todos.

Qualidade do ar

Ainda na quarta-feira, à tarde, o ministro Ricardo Salles participa na sede do ministério, em Brasília, do evento de lançamento do projeto da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, da campanha “Respire Vida” e da publicação “15 medidas para melhorar a qualidade do ar nos municípios”, em parceria com a ONU Meio Ambiente, a OPAS/OMS (Organizações pan-americana e mundial de saúde) e o Ministério da Saúde.

Durante o evento, haverá a exposição da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar e exibição de dois vídeos – um sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e outro de lançamento da campanha “Respire Vida”.

A campanha tem o objetivo de mobilizar as cidades para proteger a saúde das pessoas e do planeta dos efeitos noviços da contaminação do ar. A iniciativa tem a participação de especialistas em saúde pública e meio ambiente que deverão compartilhar e divulgar soluções para o problema da poluição do ar como apoio aos objetivos globais de desenvolvimento.

Nos Estados

Paralelamente às ações do ministério, o Ibama e o ICMBio realizarão em Brasília e nas suas unidades descentralizadas por todo o país atividades durante toda a semana para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Além dos eventos nas superintendências estaduais do Ibama, que terão a participação de servidores e parceiros, estão programadas atividades em unidades de conservação do ICMBio, envolvendo educação ambiental, passeios ecológicos, passeios ciclísticos, plantio de espécies nativas, reuniões, exposições, oficinas sobre a proteção da rica biodiversidade brasileira. Clique aqui para conferir a programação nas UCs.

Ascom MMA/Imagem/MMA