Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Um em cada três deputados é favorável à revogação do Estatuto do Desarmamento

Tamanho da letra A+ A-
Levantamento foi divulgado pelo deputado Peninha, autor do PL 3722, que prevê a mudança na legislação

O deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) divulgou em seu site a atualização de um placar que mostra o posicionamento dos parlamentares em relação ao seu projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento, o PL 3722. Até esta terça-feira, dia 11 de junho, entre os deputados, 31,8% manifestaram-se favoráveis ao texto, 25,5% declaram-se contrários e 42,7% seguem indecisos. Com o Congresso mais conservador, o autor do projeto acredita que as chances de aprovação sejam significativamente maiores. 

“Os contrários a gente sabe que dificilmente irão mudar de posicionamento. Por isso temos que trabalhar com os que se manifestam indecisos, até porque a maioria destes são parlamentares novos, que ainda não têm conhecimento do projeto ou opinião formada sobre o tema. A margem está bastante aberta, acredito que com o apelo que tem vindo da população, teremos êxito”, argumenta o autor. 


O PL 3722 já passou pela Comissão Especial e está pronto para ser apreciado no Plenário da Câmara dos Deputados, o que deve acontecer após a discussão da Reforma da Previdência. Se aprovado, ele segue para discussão no Senado Federal, por isso esta é a primeira atualização do placar que traz também o posicionamento dos senadores. Do outro lado do Congresso, a balança está bem equilibrada: 28,4% são favoráveis, 34,6% contrários e 37% seguem indecisos. 

“A discussão do Decreto do Bolsonaro no Congresso será um termômetro para a votação do PL. Até porque, precisaremos fazer alterações no texto para que alguns direitos já conquistados com o ato do presidente sejam garantidos. A aprovação do projeto significará maior segurança jurídica sobre o tema”, explica Peninha. 

Segundo a assessoria do deputado Peninha, o placar com o posicionamento dos parlamentares foi construído com base em manifestações públicas. Eventuais mudanças serão feitas com base em publicações de redes sociais, entrevistas ou discursos. A alteração pode ser solicitada no telefone do gabinete: (61) 3215-5656, ou pelo e-mail:dep.rogeriopeninhamendonca@camara.leg.br. Para consultar o placar no site acesse: www.deputadopeninha.com.br/placar.

Ketrin Raitz/Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça - MDB/SC/Foto: Divulgação

Entrevista em áudio com o deputado Peninha