Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

MMA anuncia programa de qualidade do ar

Tamanho da letra A+ A-
Ministro Ricardo Salles discursa durante solenidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório do MMA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou no dia Mundial do Meio Ambiente(5) o projeto de criação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. A ideia é instalar em cada uma das capitais brasileiras, pelo menos, uma estação para verificar o nível da poluição atmosférica.

A partir dos dados colhidos pelas estações de monitoramento, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com estados e municípios, poderá definir as melhores políticas públicas para combater a poluição do ar nas cidades, de acordo com a realidade de cada local.

“A luta contra a poluição do ar é de extrema importância. É uma preocupação que já vem dos tempos em que era secretário do Meio Ambiente de São Paulo, quando trabalhamos juntos com a Cetesb (Companhia ambiental do estado) no esforço para combater esse mal”, lembrou o ministro.

Ele disse ainda que o projeto está em sintonia com a Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, a grande prioridade de sua gestão à frente do MMA. Além da poluição do ar, a agenda tem como temas resíduos sólidos, lixo no mar, áreas verdes, saneamento e qualidade das águas e áreas contaminadas.

O anúncio foi feito durante a solenidade de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, no auditório Ipê Amarelo, do edifício-sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. A data tem como tema este ano “Poluição do ar”. 

Campanha

Ainda durante a solenidade, foi lançada a campanha Respire Vida, da ONU Meio Ambiente em parceria com a OPAS e a OMS (organizações pan-americana e mundial da saúde), que tem como destaque a publicação "16 Medidas para melhorar a qualidade do ar nos municípios”.

Para reforçar o movimento, os participantes do evento posaram com máscaras descartáveis de proteção respiratória (foto acima), numa performance coletiva para simbolizar a importância da união de todos contra esse grave problema que é a poluição do ar no Brasil e no mundo.

A campanha, que tem o apoio do MMA e do Ministério da Saúde, busca mobilizar as cidades para proteger a saúde das pessoas e do planeta dos efeitos noviços da contaminação do ar. A iniciativa conta com a participação de especialistas em saúde pública e meio ambiente que deverão compartilhar e divulgar soluções para a questão da poluição atmosférica como apoio aos objetivos globais de desenvolvimento.

Além do ministro Ricardo Salles e da secretária-executiva do MMA, Ana Maria Pellini, o evento contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e representantes da ONU Meio Ambiente, Denise Hamú, da OPAS, Socorro Grossi, da Cetesb, Carlos Santos, do Instituto Alana, Pedro Hartung, e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar de São Paulo (Unica), Evandro Gussi, além do advogado e ambientalista Fabio Feldmann.

Ascom MMA/Fotos: Divulgação