Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bolsonaro chega ao Japão e diz que não aceitará ser advertido por outros países

Tamanho da letra A+ A-
Bolsonaro falou com a imprensa ao chegar ao Japão para participar de reunião do G20

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (26) que não aceitará advertências de outros países durante participação da reunião do G20 – grupo que reúne as maiores economias do mundo-, que será realizada no Japão nesta semana.

A declaração do presidente foi feita ao chegar em Osaka, no país oriental. Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre fala da chanceler alemã, Angela Merkel, que na última quarta-feira (26) disse estar preocupada com o desmatamento no Brasil.

“Eles [alemães] têm a aprender muito conosco. O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores que vieram aqui para serem advertidos por outros países. Não, a situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento como no passado de alguns casos de chefes de estado que estiveram aqui”, disse.

Bolsonaro disse não ter “problema nenhum” em falar com a alemã. Quando questionado qual seria a mensagem dele na estreia do G20, disse que veio ao Japão “para falar e ouvir”.

O presidente terá, ao longo da cúpula do G20, reuniões bilaterais com ao menos seis líderes: Xi Jinping – presidente da China; Donald Trump – presidente dos Estados Unidos; Narendra Modi – primeiro-ministro da Índia; Mohammed Bin Salman – príncipe-herdeiro da Arábia Saudita; Shinzo Abe – primeiro-ministro do Japão; Lee Hsien-Loong – primeiro-ministro de Singapura.

Poder 360/Foto: Alan Santos/Palácio do Planalto