Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Meio Ambiente na agenda de Maldaner na última semana

Tamanho da letra A+ A-
Em discurso na Tribuna da Câmara, o deputado federal Celso Maldaner reafirmou seu compromisso com o agronegócio e também com o meio ambiente

A Frente Parlamentar da Agropecuária, recebeu na última semana a presença do Ministro do Meio Ambiente – Ricardo Salles para conversar sobre as ações do ministério em prol do desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. 

Os parlamentares também entregaram um manifesto pelo desmatamento ilegal zero, além de uma extensa pauta prioritária. Em discurso na Tribuna da Câmara, o deputado federal Celso Maldaner reafirmou seu compromisso com o agronegócio e também com o meio ambiente.

Durante a tarde, Maldaner participou de uma reunião de trabalho do grupo destinado a analisar o marco legal concernente ao licenciamento ambiental brasileiro e apresentar propostas quanto ao seu aperfeiçoamento liderado pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Em sua contribuição, Maldaner voltou a citar dados divulgados pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura de que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo, com produção responsável e sustentável.  Para o deputado, o Congresso precisa tirar o foco de cobranças da agricultura e olhar mais para a cidade, para os grandes centros. “Precisamos de uma lei geral que dê aos órgãos de fiscalização e controle mais agilidade e menos burocracia, ai vamos conseguir destravar grandes obras, gerar emprego e renda e desenvolver o país”, destacou usando como exemplo a cidade de Maravilha, que obteve recentemente o licenciamento do IMA para o desassoreamento do Rio Iracema após mais de dois anos de espera.

Agenda do Banco Central na pauta de trabalho de Maldaner

Ainda na última semana, o deputado federal Celso Maldaner prestigiou em Brasília, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, a apresentação da agenda do Banco Central em conjunto com as propostas do cooperativismo, que contou com a presença do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O eixo principal da conversa foi como o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) pode contribuir com as ações da chamada democratização financeira, foco da Agenda do Banco. O cooperativismo, conforme anunciado, faz parte do eixo Inclusão, sendo a OCB a entidade que congrega todas as Cooperativas brasileiras, especialmente as de crédito, que em tempos de crise, crescem com índices superiores ao desempenhado pelos demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

Já na manhã da quarta-feira (27), um café entre parlamentares e diretores do Banco Central ajustaram as pautas que envolvem o Banco e o Congresso, tendo como prioridade número um o projeto que trata da autonomia do Banco, relatado por Maldaner, seguido pela simplificação cambial e pela lei de resolução bancária alinhando o sistema financeiro as melhores práticas internacionais, dentre outros.

Sobre a Autonomia do Banco Central, Maldaner explica que o texto está pronto para ir à votação em Plenário, onde o relatório prevê mandato fixo para o presidente e diretores da instituição, não coincidente com o do Presidente da República.

Para ele, o BC autônomo vai permitir que sejam utilizados instrumentos para colaborar com as metas da inflação e o controle das taxas de juros. “Com a mudança, podemos ainda abrir espaço para redução de juros e manutenção de taxas em níveis baixos, pois estamos dando mais credibilidade ao Banco Central e a política monetária, fortalecendo a economia e garantindo aos brasileiros, um custo de vida mais leve”, conclui. Rodrigo Maia, presidente da Câmara acredita já ter os votos necessários para aprovação do projeto.

Por Raquely Benedet Cella/Adriano Casagrande/Ascom/Gab. Dep. Federal Celso Maldaner/Fotos: Divulgação