Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Deputado propõe debate sobre acordo Brasil-União Europeia

Tamanho da letra A+ A-
Jerônimo Goergen argumenta que é preciso conhecer em detalhes as cláusulas das negociações e os impactos para os produtos agrícolas brasileiros

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) protocolou nesta sexta-feira (28), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, requerimento solicitando a realização de audiência pública para discutir o acordo Mercosul-União Europeia.

De acordo com o parlamentar, é preciso compreender melhor as cláusulas das negociações e seus impactos para os produtos agrícolas brasileiros, como arroz, trigo, vinho, chocolate, entre outros.

A vigência do acordo comercial prevê a redução de alíquotas de importação e a eliminação de tarifas de ambos os lados. “Esse fluxo comercial será importantíssimo para os blocos. No entanto, teremos desafios a serem superados. Acredito que precisamos pensar em cotas para determinadores setores, medidas compensatórias, evitando que determinado produto acabe prejudicando nossos agricultores”, destacou o parlamentar.

Arroz

Com sérios problemas de preço, renda e competitividade em relação aos vizinhos do Mercosul, os produtores brasileiros de arroz acreditam que a expansão dos mercados compradores pode reduzir as perdas do setor. “A expectativa é que esse acordo Mercosul-União Europeia possa aumentar significativamente o volume de arroz exportado, passando das atuais 150 mil toneladas para 600 mil toneladas. Isso é fundamental para tirar o excedente do Rio Grande do Sul”, destacou Jerônimo.

Lácteos

Jerônimo acredita que alguns segmentos vão merecer uma atenção redobrada. O parlamentar cita como exemplo os produtos lácteos. “Não podemos aceitar queijo isento de imposto, uma vez que os países europeus despejam subsídios nos produtores de lá. O governo brasileiro já tirou a tarifa antidumping e agora pretende uma isenção total. Neste ponto em particular precisamos revisar os termos. Do contrário, quebra o setor”, finalizou.

Apolos Neto/Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS/Foto: Divulgação