Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Evento divulga resultados de projetos com foco no Bioma Cerrado

Tamanho da letra A+ A-
O Cerrado cobre aproximadamente 200 milhões de hectares do Planalto Central do Brasil

O Ministério do Meio Ambiente reuniu ontem, na sede do MMA, parceiros e gestores de organizações que atuam no bioma Cerrado para conhecer e avaliar os resultados alcançados em 2018 pelos projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil (PIB) para o Programa de Investimento Florestal (FIP).

Foi apresentado um balanço dos oito projetos desenvolvidos por órgãos governamentais, entidades não-governamentais e empresariais, todos com foco na promoção do uso sustentável do solo e na melhoria da gestão florestal daquele bioma.

Os recursos aplicados nesses projetos são oriundos dos Fundos de Investimentos para o Clima (CIF) – mecanismo fiduciário composto por 14 países contribuintes, estabelecido em 2009 e administrado pelo Banco Mundial. O CIF dispõem de US$ 8 bilhões para investimentos.

Um dos projetos que compõe a carteira do FIP no Brasil é o ABC/Cerrado, no valor de US$ 10 milhões, coordenado pelo Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária (MAPA) e executado pelo SENAR em parceria com a EMBRAPA.

Assinado em 2012, o projeto será encerrado no final do ano. Como resultado: recuperou cerca de 312 mil hectares de pastagens degradadas, em cerca de 2 mil propriedades. Capacitou e garantiu assistência técnica para 7 mil agricultores em produção de baixo carbono. E permitiu ainda 1,9 mil visitas técnicas mensais às propriedades beneficiadas.

Segundo Sidney Medeiros, auditor agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e coordenador do projeto, “para cada real investido, os produtores se comprometeram a investir outros sete reais como contrapartida”, explica. “Essa é uma forma de garantir o comprometimento desses produtores na continuidade das ações depois que nossa participação acabar”, avalia Medeiros.

Ascom MMA/Foto: Acervo MMA

Para mais informações sobre o portfólio de projetos do FIP no Brasil, acesse: http://fip.mma.gov.br/