Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Projeto que promove o queijo artesanal é aprovado

Tamanho da letra A+ A-
Projeto relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) para estimular a produção de queijos artesanais no país foi aprovado no Senado

Projeto relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) para estimular a produção de queijos artesanais no país foi aprovado na ultima semana (25) no Senado. A proposta (PLC 122/2018) vinda da Câmara, de iniciativa dos deputados Zé Silva (Solidariedade-MG) e Alceu Moreira (MDB-RS), teve parecer aprovado na Comissão de Agricultura (CRA) em maio.

A confirmação no plenário e seu encaminhamento à sanção presidencial foi fruto de acordo com o governo para rejeitar emendas e realizar posteriores vetos, preservando essa atividade em assentamentos de famílias rurais. O texto define regras de produção e venda de queijos artesanais, reduzindo burocracia para o produtor vender nos mercados interno e externo, se atendidas exigências internacionais.

“O projeto que relatei considera artesanal o queijo elaborado a partir de métodos tradicionais e com leite da própria fazenda, não pasteurizado. Promover esses produtos não é só reconhecer seus sabores e processos distintos, mas também gerar empregos”, comentou.

O senador acrescentou que a iniciativa pode garantir renda a milhares de pequenos produtores, ao agregar valor ao queijo artesanal, uma vez certificado e com rígido controle. “Com um programa de boas práticas agropecuárias, atende-se exigências do consumidor e dos órgãos sanitários, mas, sobretudo, valoriza-se o bom produtor”, finalizou.

ASCOM/Gabinete/Foto: Divulgação