Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comemoração da Guerra dos Farrapos em Porto Alegre foi coordenado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas da Sedac

Tamanho da letra A+ A-
Desfile na capital será na avenida Beira-rio

O sol em Porto Alegre animou as comemorações da Histórica Guerra dos Farrapos para o feriado do 20 de Setembro e foi um convite a mais para cultuar as tradições gaúchas. Na manhã da sexta-feira houve o tradicional Desfile Farroupilha.

Em Porto Alegre, a concentração começou às 8h30, atrás do Estádio Beira-rio. A dispersão foi em frente à Rótula das Cuias, já no Parque da Harmonia. O desfile começou às 9h30. Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Susepe e IGP foram as primeiras entidades a passar pela avenida Beira-rio, em percurso que durou uma hora e 30 minutos. Às 11h os tradicionalistas começam a passar pela avenida. Cerca de 70 piquetes e 1,5 mil cavalarianos cumpriram o trajeto.

O Desfile Farroupilha foi coordenado pela Secretaria da Cultura (Sedac), através da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, composta por 13 entidades, entre as quais as secretarias de Comunicação (Secom), Educação (Seduc), Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) e Casa Civil. A Comissão é presidida por Nairo Callegaro, que também acumula a presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O evento contará com intérprete de libras – cuja tradução será mostrada em telão – e banheiros com acessibilidade.

A TVE transmitiu o desfile a partir do sinal gerado pela TV Assembleia, que também apresentou o evento ao vivo às 9h.

Secomn-Texto: Ascom Sedac/Edição: Secom/Foto: Karine Viana/PP

 

Semana Farroupilha celebra cultura e tradição gaúcha na Serra Catarinense

No largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves

Realizada pela Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) com apoio da Prefeitura de Lages, a programação da Semana Farroupilha tem como objetivo cultuar as tradições gaúchas e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha. Estão sendo realizados encontros, alvoradas festivas, shows, bailes, almoços e jantares especiais com comidas típicas e mateadas. As atividades seguem até sábado (28 de setembro).

Neste sábado (21) aconteceu o desfile com o translado da Chama Farrapa, cumprindo o seguinte roteiro: saída da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-SC), situada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (Acesso Norte), com passagem pelas avenidas Camões e Presidente Vargas, ruas Correia Pinto e Presidente Nereu Ramos, com ato solene na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana).

Durante o ato de passagem no largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e também a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves aos lageanos, em nome do povo do Rio Grande do Sul.

Em sequência seguiram pelas ruas Benjamin Constant e Frei Gabriel, avenida Belizário Ramos (Carahá), rua Cirilo Vieira Ramos e chegaram até Chácara Bom Jesus, onde foram recepcionados com almoço.

Pelas ruas, cavaleiros de todas as idades, desde meninos, homens e mulheres vestidos a caráter, exibiam orgulhosos bandeiras de Lages, do Brasil e de CTGs. “Lages foi sempre um portal de entrada da cultura gaúcha. A Revolução Farroupilha nos enche de orgulho, pois vem de encontro aos estornos que o imperialismo tinha sobre a sociedade brasileira, na defesa de um chão e uma causa, com a sustentação da cultura. Ficaram de herança as comemorações, que acontecem todos os anos nesta mesma época, a partir do dia 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho. Temos a nítida sensação de ter lutado por uma causa nobre”, comenta o professor universitário e membro do CTG Barbicacho Colorado, Nilson Broering.

Sábado (28)

23h – Baile de Aniversário do CTG Anita Garibaldi, Sede do MTG-SC.

Texto: Aline Tives/Fotos: Aline Tives e Toninho Vieira