Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Projeto do aeroporto da Serra Gaúcha decola

Tamanho da letra A+ A-
Lasier e comitiva acertam com governo federal próximas etapas do terminal

Acompanhado de numerosa comitiva de empresários e políticos do Rio Grande do Sul, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) definiu em reunião com o secretário nacional de aviação civil, Ronei Saggioro, os próximos passos do projeto de construção de um aeroporto em Vila Oliva, na Serra Gaúcha. A assinatura do termo de compromisso está marcada para 4 de dezembro próximo, no Ministério da Infraestrutura.

Com recursos públicos garantidos, o futuro terminal localizado entre Caxias do Sul e Gramado, terá potencial para atender 1 milhão de passageiros por ano, boa parte de turistas, além de servir a 50 municípios. Outra vocação do empreendimento de R$ 196 milhões, que será financiado pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), é o apoiar o poderoso complexo industrial da região. A previsão é que seja inaugurado em 2023.

No encontro em seu gabinete, o secretário mostrou entusiasmo com o aeroporto nascido do zero e traçou o cronograma do projeto. Ele informou que serão empenhados R$ 3 milhões para o projeto executivo ainda este ano. Ele tratou ainda de temas como desapropriações e vias de acesso. A Prefeitura de Caxias já tem acertado empréstimo com a Caixa Econômica Federal para desapropriar o terreno de 45 hectares.

Lasier comemorou a boa notícia na tribuna do Senado. Ele ressaltou que o aeroporto é um sonho esperado pela população serrana há mais de 20 anos. “Coração econômico do estado, segundo polo metal-mecânico do país e terceiro maior polo turístico brasileiro, a região precisa e merece essa infraestrutura”, sublinhou Lasier.

Na reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o senador estava acompanhado do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, do presidente do Conselho Executivo da Câmara de Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Ivanir Gasparin, além de secretários municipais e prefeitos.

(ASCOM)