Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministro de Minas e Energia se reúne com setor de biocombustíveis em Passo Fundo (RS)

Tamanho da letra A+ A-
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, desembarca em Passo Fundo (RS) nesta quinta-feira (31) para um roteiro dedicado ao setor dos biocombustíveis

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, desembarca em Passo Fundo (RS) nesta quinta-feira (31) para um roteiro dedicado ao setor dos biocombustíveis. Na agenda de Albuquerque está prevista a visita a uma planta industrial, palestra para empresários do setor e coletiva de imprensa.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), a visita do ministro é aguardada com grande expectativa. “Estamos confiantes de que haja o anúncio oficial da elevação da mistura do biodiesel no diesel fóssil, dos atuais 11% para 12%”, destacou o parlamentar.

O cronograma aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no final do ano passado estabelece o aumento de 1% ao ano no teor de biodiesel adicionado ao diesel fóssil até 2023. Com isso, a previsão é alcançar o B15 até março de 2023. “Cada ponto percentual adicionado à mistura representa mais emprego, renda e sustentabilidade. Por outro lado, quanto maior a produção e o consumo do biodiesel, menor será a nossa dependência de diesel fóssil importado”, acrescentou Goergen. O parlamentar destaca que o biodiesel vem atendendo a todas as exigências técnicas de qualidade e passa por testes periódicos junto aos fabricantes de veículos e motores.

O cumprimento do cronograma de adição pode fazer do Brasil o maior produtor mundial de biodiesel. Hoje, o país está atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2018, a produção nacional foi de 5,3 bilhões de litros e a estimativa é de que tenhamos uma produção recorde de 6 bilhões de litros em 2019. Outro reflexo importante da elevação da mistura é no complexo soja. A estimativa é de que haja um acréscimo de 15 milhões de toneladas no processamento da oleaginosa, que representa agregação de valor à produção agrícola e uma maior demanda por investimentos do setor privado.

Serviço:

Coletiva de Imprensa com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Data: 31/10/2019 – quinta-feira

Horário: 11h

Local: Clube Comercial – Avenida Brasil, 373 - Centro - Passo Fundo

Fonte: AI do deputado Jeronimo Goergen,  Apolos Neto