Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ranking dos Políticos homenageará o parlamentar gaúcho por seu perfil e posições assumidas

Tamanho da letra A+ A-
Lasier Martins (Podemos-RS) receberá o troféu e o diploma do Prêmio Ranking dos Políticos como mais destacado senador do país em 2019

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) receberá no próximo 27 de novembro o troféu e o diploma do Prêmio Ranking dos Políticos como mais destacado senador do país em 2019, em cerimônia que homenageará os 30 melhores parlamentares do Congresso Nacional da atual legislatura. Ele figurou na 24ª melhor pontuação entre os 594 congressistas. O senador foi vencedor pela segunda vez, tendo sido também destacado na edição de 2017 do prêmio.

A premiação nacional leva em consideração vários critérios que vão sendo pontuados diariamente, como austeridade, assiduidade, qualidade legislativa e ficha limpa. “Quero compartilhar essa honraria com os meus eleitores. Fico satisfeito de ver que nossos esforços em favor da ética, da transparência e do respeito ao dinheiro público continuam sendo reconhecidos”, afirmou.

O Ranking dos Políticos é uma organização apartidária e sem fins lucrativos dedicada a avaliar o desempenho e a qualidade de todos os membros do Parlamento. Como ferramenta de transparência e controle social dos legisladores, o portal divulga seus dados e critérios pelo www.politicos.org.br. Seu objetivo é “oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor, levando em consideração o combate à corrupção, privilégios e desperdício do dinheiro público”.

(ASCOM/Foto:Divulgação)

 

Município gaúcho recebe título de Capital Nacional dos Rodeios Crioulos

O Senado aprovou na última semana (5) projeto que reconhece o município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, como a Capital Nacional dos Rodeios Crioulos. O relatório do senador Lasier Martins (Podemos-RS) favorável à matéria foi aprovado de forma terminativa na Comissão de Educação (CE) e contou com apoio unânime do colegiado.

Considerado o maior evento tradicionalista da América Latina, o torneio cultural em Vacaria com animais e atividades de montaria, provas de laços e rédeas, passou a ser chamado de “Copa do Mundo dos rodeios”.  “A concessão do título trará ainda mais visibilidade ao município. O Rodeio de Vacaria é considerado parte integrante da história do RS e do gaúcho”, observa Lasier.

Na justificativa do PL 3135/2019, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), autor da matéria, destaca o crescimento do Rodeio de Vacaria que teve início em 1958, em caráter municipal, e passou a ser reconhecido como um evento internacional.

Rodeio Crioulo

Surgiu no Rio Grande do Sul na década de 1950 a partir de torneios de competição de tiros de laços. Diferente do Rodeio Country, que é competitivo e sempre busca a premiação, o Rodeio Crioulo tem como objetivo principal a manifestação das tradições do campo. Dessa forma, além de provas nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal, também há diferentes manifestações culturais gaúchas como a dança, a chula (sapateio exclusivo de peões), a trova (criação e improviso de versos cantados), além das vestimentas típicas.

Fonte: ASCOM/Foto: Divulgação