Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Frente do Mobiliário é relançada no Congresso Nacional

Tamanho da letra A+ A-
O colegiado é presidido pelo deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) e tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor moveleiro nacional

Brasília (21/11/2019), A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria do Mobiliário (FREMOB) foi relançada nesta semana (20), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O colegiado é presidido pelo deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) e tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor moveleiro nacional. “Queremos que esta frente funcione como um catalisador no fomento de políticas públicas estruturantes, que facilite o ambiente de negócios e estimule a competitividade”, destacou o parlamentar.

O setor moveleiro nacional

A indústria moveleira nacional é reconhecida pela alta qualidade dos seus produtos. Trata-se de um dos setores com enorme potencial de crescimento, seja em âmbito nacional quando no mercado exportador.  Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná respondem pela maior parte da produção brasileira, com um grande contingente de empresas instaladas nessa região.

Conforme levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), as exportações do segmento em 2018 registraram um volume total de vendas da ordem de US$ 716 milhões. Os três estados do Sul representam 85% de todo esse valor. Esse desempenho se deve, fundamentalmente, por uma logística estratégica facilitada para a obtenção de matéria-prima e escoamento da produção.

De acordo com o Relatório Brasil Móveis, a produção de móveis e colchões atingiu a cifra de R$ 67,4 bilhões em 2018. Os números demostram que o setor moveleiro está retomando seu vigor após alguns anos de crise, com projeção de expansão entre 5% e 10% no faturamento da área. Além disso, o segmento empregou mais de 260 mil pessoas, entre empregados diretos e indiretos. Isso equivale a 3,3% de todos os trabalhadores alocados na produção industrial.

Fonte: Apolos Neto (Assessor de Imprensa deputado Jerônimo Goergen – PP/RS);Imagem: Divulgação