Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Raimundo Colombo inaugura mais uma unidade do Cedup, em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
Raimundo Colombo faz inauguração e vistorias no norte do estado

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inauguraram na noite desta segunda-feira, 31, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Padre Afonso Robl, em São Bento do Sul.

A nova unidade de ensino tem capacidade para atender 1,2 mil alunos e terá gestão compartilhada com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, também participaram da inauguração.

“É um belo prédio em uma excelente estrutura. Um espaço muito completo que será operado em conjunto com a Udesc, enquanto a universidade constrói o seu prédio, que deve ficar pronto em um ano. Nesse período, ela vai utilizar o espaço físico e trazer todo o dinamismo de uma universidade. Fico feliz em ver uma obra dessa importância e qualidade pronta e começando a funcionar”, destacou Colombo.

A estrutura de 3,5 mil metros quadrados terá 12 salas de aula, seis laboratórios para atividades de pesquisa e extensão, duas oficinas, biblioteca, auditório com 200 lugares, ginásio de esportes, salas para atividades administrativas, refeitório, cozinha, depósito e almoxarifado. O espaço conta ainda com estacionamento e área de convivência.

O investimento chegou a R$ 8,6 milhões do Ministério da Educação (Mec), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Governo do Estado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Prefeitura de São Bento do Sul também foi parceira com a doação do terreno.

Deschamps explica que são oito novos Cedups que vão se somar aos já existentes na ampliação das vagas da educação profissional. “Esse é um trabalho importante. Quatro centros já foram entregues esse ano e temos mais quatro para entregar. É uma meta importante para atingir e melhorar a capacidade de formação técnica profissional no estado, aliada aos novos cursos de ensino médio integral e de educação profissional que já temos nas escolas estaduais”, disse.

No início de funcionamento da unidade será oferecido o curso técnico em Qualidade para 35 alunos, com duração de um ano e carga horária de 800 horas. Para 2018, já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e deve funcionar na modalidade subsequente e integrado ao Ensino Médio, o curso técnico de Meio Ambiente.

O diretor do Cedup, Mauricio Takahashi, enfatizou que a nova estrutura veio para melhorar a área da educação da cidade. “Temos um boa estrutura para receber muitos alunos e cursos técnicos. Hoje, contamos com a parceria da Udesc e, futuramente, queremos crescer e trazer desenvolvimento para a nossa cidade”, explicou.

Na gestão compartilhada com a Udesc, serão oferecidos os cursos de Bacharelado em Sistema de Informação e EaD Licenciatura em Biologia e Especialização em Gestão Pública Municipal para 300 alunos.

Colombo visita área onde será construída a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul

Governador inspeciona obras de pavimentação da Rodovia dos Móveis em São Bento do Sul

Artur Hugen, com informações do GSC/Foto: Júlio Cavalheiro