Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Senado premia personalidades e instituições com Comenda Zilda Arns

Tamanho da letra A+ A-
Senador Flávio Arns entrega a comenda ao representante do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba

(Brasília-DF, 11/12/2019), O senador Flávio Arns(Rede-PR) publicou em sua página do Face Boock a sequinte declaração; “Em uma solenidade linda, homenageamos hoje pessoas e entidades de todo o Brasil que se dedica à proteção de crianças e adolescentes, que foram agraciadas pela Comenda Zilda Arns.

A honraria, entregue pelo Senado, carrega o nome da querida e saudosa tia Zilda Arns, que tanto lutou para promover a vida, e vida em abundância, em nosso país e no mundo.

Indicamos o Hospital Pequeno Príncipe para receber a homenagem, mais do que justa, principalmente em função das comemorações pelos 100 anos da instituição.

O HPP é uma referência no Brasil e no mundo e merece todas as honrarias. Que estes exemplos sejam sempre inspiradores para motivar brasileiros e brasileiras que lutam em todos os cantos do país para promover a cidadania e lutar para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Parabéns e contem sempre conosco!”

Senado premia personalidades e instituições com Comenda Zilda Arns

O Senado promoveu nesta terça-feira (10) a sessão especial para a premiação da Comenda Zilda Arns. Foram condecoradas nesta primeira edição cinco pessoas e cinco instituições, indicadas pelos senadores pela sua atuação na promoção de ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente no Brasil.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), presidente do Conselho da Comenda, ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecimento público ao trabalho de pessoas e organizações que dão continuidade a atividade realizada pela fundadora da Pastoral da Criança,  Zilda Arns (1934-2010).

— Ela foi um exemplo de dedicação e de amor ao próximo, sobretudo aos mais frágeis. Suas ações demonstram que para fazer o bem bastam boa vontade e o firme desejo de servir— afirmou.

Homenageados

As instituições homenageadas foram a Associação de Diabetes Infantil; a Casa Azul Felipe Augusto; a Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande; o Hospital Pequeno Príncipe; e o Núcleo de Amparo ao Menor.

Já as personalidades que receberam a condecoração foram Alice Thümel Kuerten, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, José Antônio Borges Pereira, Miguel Antônio Orlandi e Tânia Mara Garib. O indicado Divaldo Pereira Franco, por motivos pessoas, receberá a comenda em outra data.

Para Miguel Antônio Orlandi, conhecido pelo seu trabalho na formação de crianças e adolescentes das periferias, muito mais que uma homenagem, no entanto, a comenda é uma forma de dar visibilidade à causa e às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

— Hoje, pode não parecer, mas vocês estão dando voz às instituições e para nós. E é uma voz que vai voltar para lá com eco, tenho certeza, para ser voz daqueles tantos e tantas de quem a voz já foi roubada. Tenho certeza de que milhões de crianças, adolescentes e jovens dependem da sensibilidade e da visão de vocês — disse.

O procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira disse que Zilda Arns foi uma grande personalidade do terceiro setor, com a Pastoral da Criança. O momento, no entanto, para Pereira, tem sido delicado para as Ongs, que, têm sido “demonizadas” perante a opinião pública. Para ele, o reconhecimento é importante para que se reverta essa imagem de organizações que desenvolvem trabalhos de extrema importância social, disse.

— Esse país não está pior do que poderia estar graças à sociedade civil organizada. Então, essa homenagem não é para mim. Essa homenagem é principalmente para o terceiro setor, que sempre foi companheiro e parceiro do Ministério Público — afirmou.

Sobrinho de Zilda Arns, senador Flávio Arns (Rede-PR), disse que, ao fundar a Pastoral da Criança em 1983, em Florestópolis no Paraná, sua tia tinha como objetivo orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básica de saúde, educação, nutrição e cidadania. O trabalho tomou grandes proporções e de, tão relevante, se espalhou. Atualmente, é realizado em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe, contou.

— Ela usava uma frase bonita em que dizia: 'Nunca devemos complicar o que pode ser pode ser feito de maneira simples'. Então, era o soro caseiro, cozinha alternativa, farmácia alternativa, farinha multimistura. Isso mudou, salvou crianças e adolescentes aos milhares no Brasil — lembrou o senador Flávio Arns.

Conheça os vencedores da Comenda 2019
Alice Thümel Kuerten

Assistente social aposentada à frente do Instituto Guga Kuerten desde 2000. Em 2011, foi eleita vice-presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina.

Associação de Diabetes Infantil

Reconhecida por melhorar a qualidade do tratamento disponibilizado aos diabéticos pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, participou da criação da Lei que proíbe a venda de guloseimas dentro das escolas.

Casa Azul Felipe Augusto Organização da Sociedade Civil que atua por meio de atividades de incentivo à cultura, ao esporte, à tecnologia, à educação e à formação profissional, a fim de reduzir a vulnerabilidades e a superação de desigualdades.
Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande

Foi elevada à categoria de Paróquia Inamovível, isto é, uma Paróquia que não pode deixar de existir.

Divaldo Pereira Franco

Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas. Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador (BA).

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos

Atua, há mais de 40 anos, na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, para redução da morbimortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área.

Hospital Pequeno Príncipe

Destina 70% da sua capacidade de atendimento para o SUS e se destaca em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tecidos. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil.

José Antônio Borges Pereira

Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, onde sua atuação é destacada nas promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente.

Miguel Antônio Orlandi

Formado em Teologia e mestre em Ciências Sociais, atua nos campos religioso, social e político, buscando a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

Núcleo de Amparo ao Menor Instituição sem fins lucrativos sediada em Natal (RN), onde atende mais de 550 alunos nas áreas de educação, esporte, música, informática e cursos profissionalizantes.
Tânia Mara Garib

Diretora de Proteção Social Básica no Ministério da Cidadania, além de Conselheira nas três esferas de governo nos Conselhos de Assistência Social, Criança e Adolescente e Direitos Humanos, atuando na defesa de políticas públicas para a criança, adolescente e juventude.

Fonte: Agência Senado/Fotos: Geraldo Magela/AS