Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro foi lançada nesta semana (19)

Tamanho da letra A+ A-
Deputado Federal Daniel Freitas (D); Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura (C); e Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein (E)

Foi lançada nesta semana (19), Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro. De iniciativa do Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC), o evento aconteceu, no Salão Nobre do Congresso Nacional.

O parlamentar recebeu, ainda, o convite do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes e do Presidente da AEB, Carlos Moura, para presidi-la, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, que atuará em caráter consultivo.

Segundo Freitas, o objetivo da frente é fomentar o conhecimento sobre o setor espacial, que é muito ligado a tecnologia e inovação, e que estão entre as principais bandeiras defendidas ele na Câmara dos Deputados. “Não estamos mais falando em satélites robustos e caros, estamos falando de satélites que podem caber até na palma da mão, como o Floripasat-1, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina que foi lançado ao espaço no dia 20 de dezembro de 2019, e está em órbita desde então”, explica.

A frente parlamentar também irá atuar na aproximação dos Poderes e no fortalecimento do setor dentro do Congresso Nacional, que é um dos temas que vem sendo levantados com frequência no Governo de Jair Bolsonaro, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, com o Ministro Marcos Pontes.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a sociedade vem identificando, cada vez mais, a importante relação entre os investimentos feitos em ciência, tecnologia e inovação, com a melhora na qualidade de vida e no progresso. “O investimento é primordial para que o sistema espacial possa apoiar o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais avançadas, tendo reflexos positivos também no setor industrial, de serviços e nas relações do Brasil com outros países”, contextualiza.

Ainda, de acordo com Moura, o Congresso Nacional possui representantes que acreditam no papel essencial do setor, pois o Programa Espacial Brasileiro possui diversos projetos e ideias no âmbito do Poder Executivo, e que acredita no importante apoio de todos os Poderes e da sociedade para que que sua relevância seja amplamente conhecida.

Além de Freitas, serão membros da FPMPEB o Senador Jorginho Mello (PL-SC), como Vice-Presidente; o Deputado Hildo Rocha (MDB-MA), como 1º Secretário; o Senador Roberto Rocha (PSDB-MA), como Coordenador Político; e os coordenadores regionais: Coordenador Região Sudeste – Deputado Kim Kataguiri (DEM/SP), Coordenador Região Sul – Deputado Filipe Barros (PSL/PR), Coordenador Região Centro-Oeste – Senador Vanderlan (PP/GO), Coordenador Região Nordeste – Deputado Daniel Coelho (CIDADANIA/PE), e Coordenador Região Norte – Deputado Delegado Pablo (PSL/AM).

Fonte: Tuliana Rosa/ Assessora de Comunicação/Deputado Federal Daniel Freitas