Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Dados Abertos disponibiliza informações detalhadas de votações

Tamanho da letra A+ A-
Os arquivos são divididos por ano de realização das votações e são agrupados em cinco subconjuntos

(Brasília - 06-03-2020), A Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) informa que o serviço de Dados Abertos da Câmara disponibilizou, em caráter experimental, um conjunto inédito de arquivos para download com dados sobre todas as votações realizadas na Casa, em Plenário e comissões, simbólicas e nominais.

Assim como os demais arquivos já disponíveis, esse novo conjunto é fornecido em cinco formatos diferentes, entre eles os das planilhas eletrônicas Microsoft Excel e LibreOffice Calc. Desta forma, não é preciso ter softwares específicos, nem conhecimentos de programação de computadores, para usar os Dados Abertos da Câmara.

Com as informações disponíveis, é possível contabilizar as votações realizadas na atual legislatura.

Os arquivos são divididos por ano de realização das votações e são agrupados em cinco subconjuntos. No principal deles, os arquivos têm o nome "votacoes-{ano}", e é nele que se encontram as informações básicas sobre as votações, como os identificadores de cada uma, data e hora de registro, descrição textual do resultado, placar simplificado, indicador de aprovação ou não, órgão de ocorrência, e também informações complementares sobre a última abertura de votação e a última apresentação de proposição ocorridas antes da votação no mesmo órgão.

Os demais subconjuntos de arquivos contêm informações relacionadas ao conjunto principal: orientações de bancadas (por enquanto, somente para as votações nominais no Plenário), os votos nominais registrados de cada parlamentar, as proposições que podem ter sido efetivamente avaliadas em cada votação e as proposições "principais" que tiveram suas tramitações afetadas por quais votações. Um tutorial detalhado sobre o conjunto, os dados e os conceitos envolvidos foi publicado no Portal de Dados Abertos.

Além dos arquivos, os dados sobre votações passarão também a ser fornecidos pela nova API do Dados Abertos a partir dos próximos dias. Nesta fase experimental de publicação, a equipe do serviço espera que os usuários já possam criar aplicações inovadoras para os dados, mas também descubrir e apontar problemas com as informações – alguns dos quais já reconhecidos. A equipe sugere que relatos de problemas, dúvidas e sugestões sejam enviadas por escrito para o e-mail dadosabertos.ditec@camara.leg.br.

Fonte: Agência Câmara dos Deputados/Imagem: ACD