Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Depois de ato com Bolsonaro, dois governadores sulistas divulgaram carta em apoio a democracia

Tamanho da letra A+ A-
Governadores do Sul( Foto: Revista Amanhã

(Brasília-DF, 19/04/2020) Após a grande repercussão do ato-carreata em Brasilia em que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro defenderam fechamento do Congresso e do Supremo assim como pediram intervenção militar com AI-5 e com Bolsonaro presidente sem soferem repreensão do mesmo, um grupo de 20 governadoes dos 27 divulgaram carta em apoio a democracia e aos chefes de poderes atingindos.

Na região sul, assinaram a carta os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e de Santa Catarina, Carlos Moisés. O governador Ratinho Junior não assinou o documento.

Veja a íntegra da carta:

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

 O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.

Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo.

Nossa ação nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios tem sido pautada pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia, buscando, neste caso, evitar escolhas malsucedidas e seguir as exitosas.

Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.

Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.

A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.

Assinam a carta os  governadores de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O documento não foi assinado pelos governadores do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Roraima.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)