Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

SAÚDE: Eduardo Pazuello, em dia que segue Impeachment contra Carlos Moisés, destaca compromisso com Santa Catarina em meio a pandemia do covid-19

Tamanho da letra A+ A-
Eduardo Pazuello e Carlos Moisés( foto: site do Governo de SC)

(Brasília-DF, 22/07/2020) Um dia e tanto em Santa Catarina, pois hoje foi dado proseguiamento a processo de Impeachment na Assembleia Legislatia de SC contra o governador e seu vice. O ministro interino da Saúde, Eduado Pazuello, que está no sul do pais, esteve reunido com Moisés para reforçar os compromissos do Governo Federal com o estado e com os municípios no combate à Covid-19.

O governador Carlos Moisés salientou que o Governo do Estado tem atuado em parceria com o Ministério no combate à pandemia. Ele agradeceu a presteza do Governo Federal em habilitar os leitos de UTI que foram criados para fazer frente à demanda diante dos casos do novo coronavírus.

“A vinda do ministro demonstra toda a atenção do governo do presidente Jair Bolsonaro com Santa Catarina. Essa é uma parceria que vem sendo instituída desde o começo da pandemia. Sempre que solicitamos, temos tido a atenção do Ministério na habilitação dos leitos de UTI. Inclusive tivemos mais 40 leitos habilitados nesta quarta-feira. Essa parceria entre o Estado e Governo Federal é fundamental para salvarmos vidas, e é isso que estamos fazendo”, destacou o governador.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje habilitou mais 40 leitos de UTI para atender pacientes com a doença no estado. Eles se somam aos 530 leitos de UTI habilitados até a semana passada no estado pelo Ministério da Saúde, um investimento de R$ 75,7 milhões. Além disso, 250 monitores cardíacos estão sendo enviados nesta semana ao estado.

Durante a visita, o ministro participou de reunião de trabalho com gestores locais do estado e dos municípios para definir a melhor estratégia para conter a pandemia e, sobretudo, para evitar mortes pela doença. Ele lembrou que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais. “Hoje, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico da Covid-19 seja feito pelo médico, por critério clínico. Dessa forma, é possível um tratamento precoce. É importante que a população passe por postos de triagem para identificar os sintomas”, disse o ministro.

Diante do atual cenário epidemiológico nos estados da região Sul do país, onde existe aumento de casos da doença, especialmente por causa do inverno, o Ministério da Saúde investe em ações para intensificar o atendimento aos pacientes da Covid-19. Até o momento, o estado de Santa Catarina registra 59.556 casos da doença e uma média diária de 1,5 mil novos casos (últimos sete dias). “Existe, em Santa Catarina, a realidade de aumento de casos por causa do inverno, mas o aumento da curva de casos não significa aumento da curva de óbitos. O nosso esforço é para evitar demanda por UTI”, destacou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Apresentação ao ministro

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, fez uma apresentação à comitiva ministerial sobre todas as ações realizadas até o momento pela administração estadual para combater a pandemia. Ele destacou a expansão em 70% da quantidade disponível de leitos de terapia intensiva.

“As autoridades do Ministério têm nos ajudado muito nesse enfrentamento. Fizemos uma apresentação do que aconteceu até agora, com o nosso planejamento desde o início e as propostas daqui para frente. O que fica de positivo nesse primeiro contato é perceber que existe esse alinhamento e que o Governo Federal reconhece a eficiência de Santa Catarina no combate à Covid-19”, disse Motta Ribeiro.

Também participaram da reunião de trabalho na Casa D´Agronômica os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, os deputados federais Daniel Freitas e Carmen Zanotto, a vice-governadora Daniela Reinehr, secretários de Estado, além dos integrantes da comitiva ministerial.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)