Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

SAÚDE: Eduardo Pazuello cumpre agenda no Paraná e é recebido pelo governador Ratinho Junior

Tamanho da letra A+ A-
Pazuello e Ratinho J( foto: site do MS)

(Brasília-DF, 23/07/2020) O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em se giro pelo sul do Brasil, esteve nesta quinta-feira, 23, no Paraná e foi recebido pelo governado Ratinho Junior.    Em Curitiba(PR), Eduardo Pazuello, informou que a pasta trabalha em conjunto com os gestores locais para garantir a estruturação da rede pública de saúde para atendimento à população. Um dos resultados da reunião de trabalho, em Curitiba (PR), foi a assinatura para habilitação de mais 14 leitos de UTI para o estado. Esse quantitativo se soma aos 473 leitos já habilitados na capital e em 17 municípios.

Com base nas necessidades apresentadas pelo governo do estado e pelos gestores municipais, o Ministério da Saúde se comprometeu a atender às demandas, sobretudo as mais urgentes, como habilitação de novos leitos e garantir insumos e medicamentos necessários para diagnóstico e tratamento precoce. De acordo com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, essa é uma estratégia para evitar óbitos, por mais que a curva de casos esteja em crescimento no período do inverno.

 “Em relação aos medicamentos, existe um aumento forte da demanda, aumento de preço e falta em alguns lugares. A compra de medicamentos é feita a nível do estado e municípios, mas quando começou a faltar, o Ministério da Saúde passou a coordenar as ações com produtores, CONASS e CONASEMS para garantir estoque de emergência. Então, estamos entregando no ponto certo, quando e onde há mais necessidade”, explicou o ministro interino.

Como solução para a escassez de medicamentos, Pazuello apontou a compra centralizada, com participação direta dos produtores e de estados e municípios. “Isso vai garantir estabilidade do mercado. Além disso, estamos negociando a compra de medicamentos via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), porque o preço lá fora está acima das nossas tabelas”, informou.

“Agradeço a oportunidade de apresentar ao ministro interino o que o Paraná está fazendo em relação ao combate à Covid-19. Mostramos a estrutura; os leitos, muitos com credenciamento do Ministério da Saúde; e que os hospitais regionais, universitários e filantrópicos estão preparados, além da entrega de três hospitais para atender pacientes de Covid-19. Pleiteamos a necessidade de medicamentos, que estão em falta no mundo, e de alguns insumos”, descreveu o governador do estado do Paraná, Ratinho Júnior.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)