Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministério autoriza importação de gás pela Termo AES Uruguaiana

Tamanho da letra A+ A-
Deputado Frederico Antunes, senadora Ana Amélia e o Ministro Fernando Bezerra Coelho Filho

O Ministério de Minas e Energia autorizou a importação de gás natural da Argentina com o objetivo de reativar o funcionamento da usina termelétrica da AES de Uruguaiana. A portaria nº 277, que autoriza a importação, foi publicada no Diário Oficial da União.

A retomada dos trabalhos da usina foi tema de reuniões entre a senadora Ana Amélia (PP-RS), o deputado estadual Frederico Antunes(PP), o prefeito Ronnie Mello e o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho.
 

O complexo energético de Uruguaiana operou pela última vez, em 2015, por apenas três meses. Além da oferta de energia, a reativação da usina termelétrica da AES representará uma arrecadação superior a R$ 25 milhões, valor importante no aquecimento da economia do município e da região.

A Termo AES Uruguaiana foi a primeira sina termelétrica a operar com gás natural no Brasil. A senadora Ana Amélia destacou a importância de o Ministério de Minas e Energia de autorizar a retomada da importação do gás natural da Argentina.

— O Rio Grande do Sul anseia por boas notícias. Esta decisão significa a possibilidade de novos tempos para a população da Fronteira Oeste e da Metade Sul, regiões que carecem de novos investimentos — avaliou a parlamentar gaúcha.

Segundo o deputado Frederico Antunes (PP), que é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Retomada da Termo AES Uruguaiana, o Grupo AES ainda precisar cumprir alguns trâmites para definir uma data para retomar a produção. Ele ressalta que a Portaria nº 277 é importante para Uruguaiana e demais municípios da região atraírem investimentos.

— A portaria fixa um prazo de dois anos para a importação de gás. Com isso poderemos pensar a médio e longo prazo. Muitas autoridades e um grande número de entidades empresariais têm envidados esforços para fomentar o desenvolvimento capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento. E nesta missão, o quesito energia é fundamental — afirmou. 

Artur Hugen, com informações da AI do gabinete