Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Florianópolis sedia reunião de governadores do Codesul, nesta sexta

Tamanho da letra A+ A-
Colombo assumirá a presidência do Codesul, que é anualmente revezada entre os estados membros

O governador Raimundo Colombo recebe nesta sexta-feira, 4, em Florianópolis, os representes de governos do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul para reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O encontro tem início pela manhã, na Casa d’Agronômica, onde às 12:00, governadores atendem a imprensa.

No encontro, Colombo assumirá a presidência do Codesul, que é anualmente revezada entre os estados membros. Para esta reunião, está prevista a presença, além do governador Colombo, do governador do Paraná, Beto Richa, atual presidente do Codesul; do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e da vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto.

A reunião contará, ainda, com a assinatura de contrato entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Cooperativa Central Aurora Alimentos, para financiamento no valor de R$ 49,6 milhões. O valor é parte do investimento da empresa para aquisição de duas unidades de abates, sendo uma de frangos e outra de suínos, em Erechim, no Rio Grande do Sul.

Com unidades localizadas nos quatro estados do Codesul, a Aurora conta hoje com 13 cooperativas afiliadas, que congregam mais de 72 mil famílias. A cooperativa tem 15 plantas de processamento de proteína animal, duas de laticínios, seis fábricas de rações. Nas suas unidades trabalham mais de 26 mil colaboradores diretos. Outras oito mil pessoas trabalham nas cooperativas filiadas.

O Codesul

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Sobre Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil e sua população passa dos 6 milhões de habitantes. Com uma área de 95 mil quilômetros quadrados, é o 20º estado em extensão territorial. Santa Catarina faz divisa com o Paraná e o Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina e tem 450 quilômetros de costa oceânica no Atlântico.

Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o Estado possui clima subtropical. Em termos históricos, sua colonização é principalmente de imigrantes europeus: os portugueses açorianos colonizaram o litoral no século XVIII; os alemães colonizaram o Vale do Itajaí, parte da região Sul e o Norte catarinense em meados do século XIX; e os italianos colonizaram o Sul do Estado no final do mesmo século. O oeste catarinense foi colonizado por gaúchos de origem italiana e alemã na primeira metade do século XX.

Os índices sociais estão entre os melhores do país. Santa Catarina é o sexto estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o Estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país.

Artur Hugen, com informações do GSC/Fotos: arquivo Codesul/Divulgação