Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

BOLSONARO X LULA: Bolsonaro fala em descrédito da Justiça e diz que brasileiro não quer Lula na disputa de 2022; ele afirmou que o ministro Fachin sempre teve uma ligação com o PT

Tamanho da letra A+ A-
Bolsonaro e Lula( Arquivo Política Real)

(Brasília-DF, 08/03/2021) O presidente Jair Bolsonaro(Sem Partido) se manifestou duas vezes sobre a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal(STF), que considerou as decisões desfavoráveis da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba(PR) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Ele falou a dois veículos diferentes.

Ele falou do descrédito da Justiça.    “Descrédito para a Justiça, é muito ruim para o Brasil,”, afirmou ele em entrevista para José Luiz Datena, no Brasil Urgente.

Bolsonaro diz que se o petista for absolvido é como se os casos de corrupção não tivessem acontecido. “A partir do momento que você diga que o Lula, que foi tudo anulado, é dizer que não houve petrolão, não houve roubalheira em várias estatais”, afirmou o presidente.

Ele falou a CNN Brasil ao chegar ao Alvorada no final da tarde.

“Eu acredito que o povo brasileiro não queira sequer ter um candidato como esse em 2022, muito menos pensar numa possível eleição dele”, afirmou.  “Você pode ver, a Bolsa já foi lá pra baixo, o dólar foi lá pra cima. Todos nós sofremos com uma decisão como essa daí, agora a gente espera que a turma do supremo restabeleça aí os julgados.”, disse.

Ele destacou que o minsitro do STF sempre teve ligação com PT.

Bolsonaro disse que Fachin  “sempre teve uma forte ligação com o PT”. “Qualquer decisão dos 11 ministros é possível você prever o que eles pensam, né? E o que botam no papel. O ministro Fachin, ele sempre teve uma forte ligação com o PT, então não nos estranha uma decisão nesse sentido”, disse Bolsonaro. O relator da Lava Jato foi escolhido em 2015 pela então ministra Dilma Rousseff, mas é público que ele é um dos maiores apoiadores da Lava Jata que condenou vários petistas.

“Não pode, em hipótese alguma, um homem só ser o senhor do destino de um julgamento como esse. Então, não sou jurista, mas eu acho que nem é questão de turma, é questão de plenário decidir isso aí”, completou Bolsonaro.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)