Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

ENFRENTANDO A CRISE: Marcelo Queiroga, com receio de terceira onda e variantes, se reúne com autoridades de São Paulo que tem a maior porta de entrada de estrangeiros do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Marcelo Queiroga trabalhando no sábado( foto: Ascom MS)

(Brasília-DF, 22/05/2021) O Ministério da Saúde não fala abertamente, mas atua para evitar os efeitos de uma já especulada terceira onda da pandemia do covid-19 no Brasil. Neste sábado, 22, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir estratégias que evitem a propagação da variante indiana da Covid-19 e de novas cepas que, porventura, venham a surgir.

Como o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é a maior porta de entrada de estrangeiros no Brasil, é reconhecido pelas autoridades presentes ao encontro que a cidade de São Paulo é naturalmente focos de preocupação quanto à disseminação do vírus e mutações que possam ocorrer. Por isso, o ministro e as autoridades dos dois municípios paulistas, assim como a Anvisa, discutiram formas de evitar que variantes entrem por portos e aeroportos.

"Sabemos que o caso com a cepa indiana foi detectado rapidamente, mas temos que manter o acompanhamento dos pacientes infectados e das pessoas que tiveram contato com eles, incluindo os profissionais de saúde que atenderam essas pessoas”, disse Queiroga. “Considerando que São Paulo é a maior cidade do país e Guarulhos é o maior aeroporto, devemos reforçar a vigilância para que essa variante não se espalhe pelo Brasil", explicou o ministro.

Maranhão

O Ministério da Saúde  informou que tem mantido contato com a Secretaria de Saúde do Maranhão, onde está ancorado o navio em que foram identificadas pessoas infectadas com a mutação de origem indiana. Um desses pacientes precisou ser socorrido de helicóptero para receber atendimento hospitalar. Dessa forma, a pasta também acompanha todas as pessoas que tiveram contato com esse paciente, incluindo os responsáveis pelo transporte e profissionais de saúde.

A Anvisa  informou que tem intensificado a vigilância em aeroportos, incluindo abordagem a passageiros antes e após voos. Uma portaria recém-editada proíbe a entrada de estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.

"Nosso objetivo é acelerar a vacinação e, ontem, apresentamos um programa de testagem a ser debatido com estados e municípios", disse Queiroga.

O plano de testagem anunciado nessa sexta-feira ,21, à noite é dividido em três eixos. Um deles é a realização de testes em sintomáticos; o segundo, em assintomáticos, por busca ativa em locais de grande circulação de pessoas e profissionais mais expostos ao risco; e o último é a soroprevalência, que permite o acompanhamento epidemiológico dos casos.

Marcelo Queiroga e o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, apresentaram a proposta de testagem da população - sobretudo para profissionais mais expostos ao coronavírus - que será debatida no âmbito do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

"Realizaremos a busca ativa de profissionais com maior risco de contágio para testar e, assim, minimizar a transmissão do vírus. Se, de forma antecipada, conseguimos identificar o vírus, conseguiremos frear a circulação. Isso será avaliado junto ao Conass e Conasems para avaliarmos a capacidade de testagem dos municípios", pontuou o secretário.

( da redação com informações de assessoria. Ediçào: Genésio Araújo Jr)