Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Estado e prefeitura reforçam cooperação para Festival de Cinema de Gramado

Tamanho da letra A+ A-
Governador José Ivo Sartori ressaltou ao prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, durante encontro no Palácio Piratini, a relevância do evento na história da arte cinematográfica brasileira e para o turismo do Rio Grande do Sul

O Banrisul e a Prefeitura de Gramado assinaram, nesta semana, no Palácio Piratini, o termo de cooperação para viabilizar as ações do Festival de Cinema, tradicional evento do município serrano considerado um dos maiores do gênero na América Latina.

São R$ 200 mil liberados pelo banco (co-patrocinador) para incentivar, difundir e valorizar a produção cinematográfica no Estado. "É um apoio institucional ao festival, um evento cultural consagrado e de significado relevante para a história e para a arte cinematográfica do país", disse o governador José Ivo Sartori.

Na ocasião, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo da Silva, também liberou um reforço de R$ 380 mil da Lei de Incentivo à Cultura para o setor audiovisual. "O Festival de Gramado é um exemplo de integração da cultura com o turismo, uma conjugação que deu muito certo", afirmou.

De acordo com o prefeito João Alfredo Bertolucci, o diferencial dessa edição é o processo de inclusão social. "Serão apresentados filmes esclarecedores de temática de violência contra a mulher, como também filmes especiais com técnicas de tradução específicas de acessibilidade aos portadores de deficiência visual", adiantou.

Participaram da audiência o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, o presidente do Festival de Cinema de Gramado, Edson Nespolo, o deputado estadual Tiago Simon e convidados.
Trajetória consolidada 

A 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado será realizada nos dias 17 a 26 de agosto, no Palácio dos Festivais. Sua trajetória acompanhou todas as fases do cinema nacional. Em 1992, com a internacionalização, passou a ampliar os horizontes cinematográficos, fazendo um panorama da produção ibero-americana. Agora, fortalece a cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, adaptando novas tendências do audiovisual e expondo olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.

Artur Hugen, com informações do GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini