Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

ECONOMIA: Confiança do empresariado tem uma leve queda, 0,3%, em julho, aponta ICE, da FGV-IBRE: IPC-S da última semana de julho teve queda

Tamanho da letra A+ A-
Confiança no Brasil( Foto: Arquivo)

(Brasília-DF, 01/08/2022) Na manhã desta segunda-feira, o FGV IBRE divulgou o  Índice de Confiança Empresarial (ICE) que caiu 0,3 ponto em julho, para 98,5 pontos, após quatro altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o indicador mantém a tendência ascendente.

“A queda do ICE em julho é suave demais para sinalizar uma mudança na tendência de alta iniciada em março. Mas, enquanto o ritmo de atividade corrente parece inalterado no mês, a piora das expectativas nos quesitos que miram os seis meses seguintes sugere preocupação das empresas com uma possível desaceleração no último trimestre do ano. Entre os fatores que podem estar influenciando nesta cautela estão o aperto monetário interno, as perspectivas de desaceleração da economia mundial e a baixa confiança do consumidor. No sentido contrário à média, o Setor de Serviços continua mostrando pujança e atinge o maior nível de confiança dos quatro grandes segmentos pesquisados, algo que não ocorria desde maio de 2012”, avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.    

A ligeira queda da confiança empresarial foi determinada pela piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,3 ponto, para 100,3 pontos, maior nível desde agosto de 2021 (100,5 pts.). O Índice de Expectativas (IE-E) recuou 2,1 pontos, para 97,6 pontos, menor nível desde abril deste ano (94,4 pts.).

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Em julho, a confiança caiu em todos os setores que integram o ICE, exceto no setor de Serviços que manteve a boa fase com alta de 2,0 pontos da confiança. Na Indústria de Transformação e na Construção, a queda da confiança foi influenciada por uma piora significativa das expectativas, enquanto no Comércio as avaliações foram menos favoráveis nas duas dimensões temporais da pesquisa. Com os resultados setoriais de julho, esta é a primeira vez que Serviços registra o maior nível de confiança entre os setores, desde maio de 2012.

Difusão da Confiança

Em julho, a confiança empresarial subiu em 59% dos 49 segmentos integrantes do ICE, uma menor disseminação em relação aos 63% do mês passado. O setor de Serviços foi o único a registrar melhora no mês.

IPC-S

A FGV divulgou hoje o IPC-S da quarta quadrissemana de julho de 2022 caiu 1,19% e acumula alta de 8,00% nos últimos 12 meses.

Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes cuja taxa de variação passou de -2,88%, na terceira quadrissemana de julho de 2022 para -4,81% na quarta quadrissemana de julho de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item gasolina, cujo preço variou -14,24%, ante -8,61% na edição anterior do IPC-S.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)