Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

SALA SECRETA: Alexandre de Moraes convida candidatos a presidente da República para conhecer a sala de totalização do TSE

Tamanho da letra A+ A-
Alexandre de Moraes( Foto: Arquivo)

(Brasília-DF, 25/09/2022) Os candidatos à Presidência da República que desejaram conhecer a sala de totalização, que alguns passaram a chamar de “sala secreta” da Justiça Eleitoral, poderão comparecer na quarta-feira, 28, na sede do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) que terão acesso. Nesse s;abado, 24, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes,  anunciou o convite a todos os candidatos a presidente e vice-presidente da República, bem como os representantes das entidades fiscalizadoras a comparecerem à sala da Seção de Totalização a partir das  10h.

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados. O setor é composto por uma equipe de 20 servidores que trabalham em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

A equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

O TSE lembra, em nota,  que os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais.

Ou seja: o resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do BU, que traz a quantidade de votos depositados em cada urna eletrônica. Além de ficarem disponíveis para consulta pública nas seções, os BUs também são entregues aos fiscais de partido e serão publicados em tempo real nas Eleições 2022.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)