Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

EXPECTATIVA: Rodrigo Pacheco, aos jornalistas, disse que o Brasil precisa alcançar a “reconciliação nacional”

Tamanho da letra A+ A-
Rodrigo Pacheco falou aos jornalistas( Foto: Ag. Senado)

(Brasília-DF, 23/12/2022) Nessa quinta-feira, 22, de encerramento dos trabalhos no Congresso, o destaque foi o senador Rodrigo Pacheco(PSD-MG), Nessa quarta-feira, 21, também houve bastante destaque para o deputado Arthur Lira(Progressistas-AL),  falando aos jornalistas após a votação da LOA 2023, Pacheco disse que o Brasil precisa alcançar uma “reconciliação nacional” em 2023 e retomar um “ambiente de sensatez” na esfera pública.

“Uma coisa fundamental é a reconciliação nacional, a volta de um ambiente de equilíbrio, ponderação e sensatez. O ambiente da democracia é o melhor para o progresso. Questionamento indevidos, crises que não precisam ser geradas, isso tudo tem que ser combatido. O Brasil tem que se apresentar para o mundo de uma maneira melhor, com melhores relações”, defendeu.

Pacheco disse que é preciso o Congresso se identificar os principais entraves do país para retomar o desenvolvimento e combater o desemprego e a fome. Ele defendeu as grandes reformas aprovadas recentemente — como a da Previdência, a trabalhista e o estabelecimento do teto de gastos — e elencou as próximas a serem encaradas, a começar pela reforma tributária.

“ Considero que deve ser uma prioridade do Congresso, juntamente com o próximo governo, que nós tenhamos um sistema de arrecadação desburocratizado, mais simplificado e com mais justiça social.”, disse.

A reforma administrativa, o avanço das concessões e o foco em políticas sociais também foram destacados pelo presidente do Senado como pautas de maior relevância para a próxima legislatura do Congresso Nacional.

Pacheco também comentou sobre a nova configuração das emendas parlamentares, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais as emendas do relator-geral. No Orçamento do próximo ano, parte dos R$ 19,4 bilhões que estavam destinados a esse instrumento foi remanejada para as emendas parlamentares individuais. Depois disso, segundo Pacheco, o governo e o Congresso discutirão novas configurações para a utilização do dinheiro público.

“O importante é que o Congresso respeite as prerrogativas do Executivo, o Executivo compreenda que o Congresso colabora na construção do Orçamento e que ambos tenham o objetivo comum de qualidade do gasto público. A forma importa menos. O que não pode faltar é recurso para o que importa ao Brasil.”, disse.

( da redação com informações da Agência Senado. Edição: Genésio Araújo Jr.)