Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Richa confirma novos mutirões em parceria com a prefeitura de Curitiba

Tamanho da letra A+ A-
Beto Richa, governado do PR

O Mutirão da Cidadania, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba no Bairro Novo, na região Sul da cidade, foi encerrado neste sábado (12) com cerca de 35 mil atendimentos realizados.

A feira, que começou na segunda-feira (7), disponibilizou mais de 130 diferentes serviços à população nas áreas da saúde, educação, segurança, trabalho, assistência social e meio ambiente, além de atendimento da Copel, Sanepar, Detran e Procon.

O governador Beto Richa, que esteve no encerramento ao lado do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, avaliou que o mutirão foi um sucesso e confirmou que a iniciativa será replicado em todas as regionais da capital paranaense. "Os próximos vão acontecer na regional Cajuru, em setembro, CIC, em outubro, e Tatuquara, em novembro", disse. “Queremos levar os serviços do governo cada vez mais perto da população”, complementou ele.  

Cerca de 3,6 mil carteiras de identidade e 600 carteiras de trabalho foram feitas no mutirão. O prefeito ressaltou que os números alcançados são fruto do trabalho em conjunto feito pelo governo estadual e a prefeitura. "Ao todo, 50 mil pessoas passaram por aqui. Sozinhos nós não conseguiríamos fazer algo com tamanha magnitude. Essa parceria entre os governos e também a sociedade civil é importante porque torna a cidade mais forte frente às dificuldades", disse ele. 

Serviços

Além de emissão de documentos, os cidadãos também puderam fazer consultas a oportunidades de emprego, atualização de cadastro, inclusão em serviços sociais, entre outros. Na área de saúde, o mutirão disponibilizou um hospital de campanha, onde a população pode fazer testes rápidos de saúde, como o para detectar doenças sexualmente transmissíveis, e fazer a aferição de pressão.

O aposentado Manoel Alves de Brito, 72 anos, foi um dos que utilizaram os serviços de saúde. “Esse mutirão é muito importante para nós, pois temos acesso a diversos tipos de exames. Acho que precisamos cuidar da saúde a todo momento. Afinal, podemos ter uma doença que não sabemos”, disse. “Os meus exames deram tudo bem”, complementou ele, contente.  

Títulos

Durante o Mutirão, o governador Beto Richa também entregou 566 títulos de propriedade para famílias da região, sendo 136 escrituras -- que concedem a posse dos imóveis aos proprietários -- e 430 Contratos de Compromisso de Compra e Venda (CCCV), documentos que garantem a concessão da escritura após A quitação das prestações da residência.

Kits

A Secretária Estadual de Esporte e Turismo e a Secretária Municipal de Esporte também entregaram 15 kits esportivos, contendo bolas, coletes e outros materiais para associações da região.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Educação, Ana Seres, Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato; o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB), José Lupion Neto; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcello Richa; o presidente da Câmara dos Vereadores, Serginho do Posto; o líder do governo na Câmara, Pier Petruziello; e o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior.

Artur Hugen, com informações e imagem do GPR