Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Programa de Qualificação Internacional é apresentado em Porto Alegre

Tamanho da letra A+ A-
Parque da Redenção, no centro da capital gaúcha

Estudantes de Turismo e Hospitalidade de Porto Alegre (RS) terão a oportunidade de conhecer melhor, nesta segunda-feira (14), o Programa de Qualificação Internacional (PQI), do Ministério do Turismo. O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, apesentará aos alunos a iniciativa que disponibilizará 120 bolsas de estudos para qualificação no Reino Unido. O encontro está marcado para as 19h, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Avenida Ipiranga, 6681, Prédio 50, 10º andar.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até 25 de agosto, às 17h. O edital com todos os detalhes do Programa pode ser acessado aqui. As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade de instituições de ensino superior públicas ou privadas.

São ainda pré-requisitos para a seleção, entre outras exigências, ter obtido pontuação acima de 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); comprovar proficiência em língua inglesa; além de ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do currículo do curso superior.

“O objetivo é construir um programa plural com a cara do Brasil, para isso estamos apresentando essa iniciativa em todas as regiões do país e no Sul, o local escolhido foi Porto Alegre. Essa é mais uma ação do Ministério do Turismo em busca de um atendimento cada vez mais qualificado”, comentou Rafael Luisi.

Debates

Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belém (PA) já receberam os eventos para explicar o funcionamento do PQI. Em Porto Alegre, o debate está marcado para as 19h, na Coordenação de Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Turismo e Hotelaria da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O endereço é Avenida Ipiranga, 6681, Prédio 50, 10º andar. Na sexta-feira (18) será a vez dos estudantes de Brasília (DF) conhecerem de perto o programa.

Sobre o curso

O curso será ministrado em instituições superiores do Reino Unido e terá formato exclusivo para o Programa de Qualificação do MTur. O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. A implementação das bolsas de estudo será realizada pela Capes. A alocação dos estudantes nas instituições internacionais será de responsabilidade da Association of Colleges (AoC), outro parceiro do Ministério do Turismo no programa.

Na última semana, a AoC anunciou os 10 colleges - termo para faculdade no Reino Unido - que receberão os estudantes brasileiros.  São eles: Boston College, Bournemouth and Poole College, City College Plymouth, Edinburgh College, Exeter College, Gr?p Llandrillo Menai, Newcastle College, Sunderland College, Sussex Coast College Hastings, Westminster Kingsway College.

Artur Hugen, com informações e imagens do Mtur