Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Seminário mobiliza educadores de toda Serra Catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Plano Nacional de Educação, o Financiamento da Educação e a Emenda Constitucional 95 também foram tema do encontro

Mais de 500 professores e educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino, estudantes universitários e profissionais da área de educação participam durante todo dia desta sexta-feira (18), de um Seminário de Educação articulado pelas comissões de educação da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa – Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo e Amures.

O evento lotou o auditório do Centro Universitário Unifacvest focado no debate dos desafios da educação pública, o PNE e suas metas, o Sistema Nacional de Educação, o financiamento da educação, a valorização dos profissionais da educação, as Conferências Municipais de Educação e a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

O vice-prefeito de Lages Juliano Polese representou o prefeito Antônio Ceron e deu as boas-vindas aos participantes do seminário. Ele frisou que os Planos de Educação, seja municipal, estadual ou federal precisam de revisões periódicas para ir se adequando aos seus propósitos e às necessidades da comunidade. “Assim como a base nacional curricular que atinge de fato a vida de todos os estudantes precisa ser discutida profundamente”, defendeu.

A prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, representando o presidente da Amures e disse que o seminário contribui para a gestão participativa e fortalece a educação pela raiz. Participaram também da abertura, a Secretária de Educação de Lages Valdirene da Silva Vieira, a presidente do Fórum de secretários municipais de Educação da Amures, Ana Maria Marcon, o professor Roberto Lopes da Fonseca representando a Unifacvest e o deputado federal Pedro Uczai, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, que foi o primeiro palestrante do evento.

 

Uczai discorreu sobre Plano Nacional de Educação, o Financiamento da Educação e a Emenda Constitucional 95. Daniel Tojeira Cara, membro do Fórum Nacional de Educação abordou o PNE, a Conae/2018 e as Conferências Municipais de Educação. A deputada estadual Luciane Carminatti palestrou sobre o Plano Estadual de Educação e os Desafios da Educação Catarinense. E o professor Élsio José Corá, graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria falou sobre a Base Nacional Comum Curricular e a Escola sem Partido.

Estes seminários foram programados para acontecer em 14 regionais e já foram realizados São Carlos, Coronel Martins, Criciúma, Turvo, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Caçador, Curitibanos, Xanxerê e Maravilha.

Artur Hugen, com informações e imagens do AI, Onéres Lopes, da Amures