Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador coloca reforma como fundamental para manter Previdência

Tamanho da letra A+ A-
Colombo diz que SC ganhou com a reforma da previdência do Estado

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, afirmou, nesta quinta-feira (30), que a aprovação da reforma da Previdência Social, em trâmite no Congresso, é necessária para evitar a falência do sistema e a continuidade do pagamento dos benefícios. A afirmação foi feita após reunião do governador com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto.


“Quem, hoje, comemora aposentadoria, daqui cinco anos, estará lamentando porque o sistema faliu e não vai receber [a aposentadoria]. Não estou falando nenhuma novidade. Alguns estados já estão vivendo essa realidade. E nós temos de tomar essas medidas para não deixar que isso aconteça no todo”, disse.


Colombo citou a reforma da Previdência feita em Santa Catarina, em 2015, como um importante fator para a melhora do equilíbrio das contas públicas no estado. 
“Fizemos uma série de adaptações internas e nós melhoramos bastante o equilíbrio das contas. Houve a compreensão dos servidores públicos e da sociedade. Hoje, todo mundo aprova as medidas que foram feitas. Diminuiu o impacto negativo nas contas públicas”, explicou.


Carne brasileira


O governador aproveitou o encontro com o presidente Temer para agradecer a resposta rápida do governo federal diante das investigações Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.


“Foram na hora certa, na dosagem certa, com a transparência necessária. Preservar o consumidor e informar o mercado externo de que havia uma versão que não era real. Isso deu credibilidade e permitiu uma retomada rápida”, disse.


Colombo explicou que Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil e o segundo maior de frango. “Nós abatemos 3 milhões de frangos por dia. Isso é muito importante para a nossa economia.”

(Artur Hugen,. Com informações do Palácio do Planalto/Foto: Beto Barata)