Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

São Joaquim possui a maior Araucária do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Atração turística natural e encantadora fica localizada no Vale do Pericó, na Pousada Pinheirão

Com cerca de 1.000 anos o pinheiro localizado na Pousada Pinheirão, no Vale do Pericó, é o maior em circunferência e diâmetro já encontrado no Brasil, e talvez o maior já encontrado na América do Sul, segundo pesquisadores.

A araucária possui 15.20m de circunferência, é uma fêmea da variedade Caiová e ainda continua produzindo pinhas. Está a uma altitude de 1.300 acima do nível do mar ao oeste do Pericó próximo a divisa de Urubici e é a principal atração turística da Pousada Pinheirão, que leva justamente este nome em razão da grandeza desta araucária.

Outro fato curioso que se destaca é que a araucária é partida ao meio formando uma espécie de túnel onde é possível entrar até três cavalos lado a lado, de uma só vez, por dentro dele. É  belíssimo colosso da natureza em São Joaquim.

Como chegar lá

Para chegar até a maior Araucária e curtir uma aventura inesquecível, você deve primeiro entrar com contato para visita ou reserva de hospedagem na Pousada Pinheirão através dos fones:

Ela fica localizada no Vale do Pericó há 25km do centro de São Joaquim, possuí suítes e até cabana para hospedagem. Porém a parte mais interessante é uma trilha que pode ser feita a pé ou a cavalo, por cerca de 15min a 20min por entre uma floresta centenária de xaxins gigantes, digna de um cenário cinematográfico paro Senhor dos Anéis, até chegar finalmente a milenar Araucária que é considerado por diversos pesquisadores como a maior do Brasil. Um espetáculo natural e exclusivo de São Joaquim.

Artur Hugen, com informações da Agência de Notícias São Joaquim Online/Fotos: Divulgação