Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Goiabeira-Serrana: história e meio ambiente na Serra Catarinense

Tamanho da letra A+ A-
Goiaba verde, aabunmdante nas serras-gaúcha-catarinense

Coordenados pelo prof. Gil Karlos Ferri, no dia 29 de março os alunos do 7º ano II realizaram uma divertida saída de campo, unindo história e meio ambiente em um passeio repleto de aprendizados.


A atividade teve por objetivo o estudo de uma espécie nativa da região, a goiabeira-serrana (Acca sellowiana), e contou com a presença da pesquisadora dra. Samira Moretto – professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e autora de uma tese sobre a domesticação e a disseminação da Acca sellowiana, defendida em 2014 na Universidade Federal de Santa Catarina.


Os estudantes puderam questionar e dialogar com a pesquisadora, conhecendo a importância ecológica da espécie e a necessidade de sua preservação. Além disso, dra. Moretto compartilhou suas experiências de viagens para pesquisar a história da planta, que espalhou-se por diversos países do mundo e tornou-se a base para diversos produtos como sucos, geleias, sorvetes e até vinhos.


Ao final da saída de campo, os estudantes puderam coletar e degustar as goiabas, provando e aprovando os deliciosos frutos nativos da Serra Catarinense.

(Artur Hugen, com informações do S]ao Joaquim Online)