Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Observatório da Carne vai modernizar pecuária de corte gaúcha

Tamanho da letra A+ A-
Governador Sartori destacou o esforço do Estado para buscar o fortalecimento da pecuária de corte

O início de um estudo para estruturar a Agência Gaúcha da Carne e modernizar a pecuária de corte no Rio Grande do Sul foi anunciado neste domingo (27), durante a 40ª Expointer. O primeiro projeto, o site Observatório da Carne Gaúcha, foi apresentado ao governador José Ivo Sartori e ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

O projeto é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), entidades do setor, federações, empresários e produtores da cadeia, e deve ser lançado em seis meses.

O melhor modelo para a agência será desenvolvido em conjunto por todos os representantes do setor, criando um espaço de elaboração de estratégias de crescimento na área. O Observatório é resultado de um grande estudo de inteligência da pecuária gaúcha, que já traz dados disponibilizados pela Defesa Agropecuária, vinculada à Seapi, e que vai agrupar informações de outros setores como exportação, circulação de animais, entre outros.

"Este é o primeiro passo a caminho de alcançarmos o que desejamos. Só vamos proteger o setor quando ele estiver unido. Nosso papel, como poder público, é modernizar o Estado", afirmou Sartori durante o encontro. Ele acrescentou que muitas mudanças já foram feitas no setor, em parceria com as entidades.

O secretário da Seapi, Ernani Polo, destacou que essa é uma construção coletiva que está apenas começando. "Vamos iniciar a estruturação desse processo, que começará pelo Observatório. Com base nos dados, o setor poderá agir com medidas de longo, médio e curto prazo para que todos sejam beneficiados. Só assim poderemos pensar, para um futuro, no selo da carne gaúcha, elevando a pecuária de corte. O desafio esta lançado e todos são bem-vindos", afirmou.

Para Blairo Maggi, o projeto vai trazer garantia para os consumidores em termos de qualidade e procedência da carne. "O Brasil é um grande produtor, mas somos um exportador invisível. Se quisermos participar desse mercado temos que nos modernizar. O que vocês estão propondo é total transparência visando a qualidade da carne gaúcha", enfatizou, ao comentar sobre a expansão de vendas do mercado brasileiro.

Segundo a coordenadora do projeto, Andréa Veríssimo, da empresa Avelã Public Affaris, contratada para conduzir o estudo e estruturar a agência, o projeto tem três etapas. "Num primeiro momento é reunir dados de inteligência. Depois, elaborar diretrizes de normatização. E por fim, gerar a promoção da carne gaúcha", detalhou.

O vice-governador José Paulo Cairoli falou da importância de envolver todos os setores na construção do Estado, "que não é um projeto de governo", para que o Rio Grande do Sul seja mais valorizado e tenha carne de qualidade

Estiveram presentes os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e da Casa Civil, Fábio Branco; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; o deputado federal, Luiz Carlos Heinze; o diretor administrativo da Farsul, Jorge Rodrigues; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; e demais autoridades.

Artur Hugen, com informações do GRS/ Fotos/ Divulgação