Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

SC manterá presidência de Fórum de Relações Internacionais

Tamanho da letra A+ A-
Reunião foi realizada em Belo Horizonte

O Estado de Santa Catarina foi reconduzido, por unanimidade, para mais um ano na presidência do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais (Fórum RI 27), até 31 de dezembro de 2018. O representante do Estado no Fórum é o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond. A gestão de Virmond terminaria no fim deste ano.

“A recondução fará com que as novas presidências do Fórum RI 27, que serão bianuais, coincidam com os ciclos das gestões dos governos do estados”, explicou Virmond, que é o primeiro presidente do grupo desde novembro de 2015, quando foi eleito durante a instalação do Fórum em Florianópolis.

“A presidência do Fórum coloca em evidência a importância que o Governo do Estado dá às relações internacionais em Santa Catarina”, avalia o secretário Virmond. “Vamos reforçar a atuação em conjunto com os gestores estaduais da área internacional para fomentar as relações internacionais em seus estados, ampliando o desenvolvimento socioeconômico a partir do relacionamento com o mundo”, completou.

A definição das gestões bianuais está no regimento interno do Fórum RI 27, aprovado na reunião desta terça-feira, 29, em Belo Horizonte. “Foi uma reunião muito importante porque nela deliberamos o estatuto que irá reger as atividades do Fórum daqui para frente”, disse Virmond.

O Fórum RI 27 é composto por representantes dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Na reunião foi formalizada a entrada dos estados de Amazonas, Espirito Santo, Maranhão, Paraíba e São Paulo.

Segundo o representante do Maranhão, há interesse em troca de experiências na área. “O Maranhão espera que tenhamos a oportunidades de discutir estratégias internacionais, pois entendemos que compartilhar experiências e melhores práticas é importante para que o estado consiga avançar no desenvolvimento de negócios internacionais”, pontuou o secretário de estado de programas especiais do Maranhão, Pierre Batista Moraes Januário.

A Fórum RI 27 foi instituído para debater a forma de atuação internacional dos entes federados brasileiros dentro do aspecto jurídico, político e social. A última reunião do grupo ocorreu em setembro de 2016 na Bahia.

Nesta quarta-feira, 30, a programação da reunião conta com a apresentação do governo local sobre a participação social como estratégia de governança e internacionalização de Minas Gerais.

Os participantes do Fórum RI 27 também conhecerão o Startups and Entrepreneuship Ecosystem Development (SEED), projeto com modelo de fomento público único no país, pelo qual empreendimentos em fase inicial de todo o mundo são estimulados ao fazer negócios em Minas Gerais. Outro programa que será visitado é o + Gastronomia, cujo objetivo é preservar as traduções culinárias mineiras, estimulando as exportações dos produtos gastronômicos.

Artur Hugen, com informações do GSC/Foto: Rafael Paulo/SAI