Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Campeões da 40ª Expointer brilham na pista central do Parque Assis Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Palanque oficial da 40 Expointer

As vedetes da 40ª Expointer desfilaram na manhã desta sexta na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Como ocorreu em 2016, o Desfile dos Grandes Campeões deu atenção total aos animais vencedores desta edição da feira, já que a cerimônia de abertura oficial ocorreu no primeiro dia da mostra agropecuária, em 26 de agosto. Participaram do desfile 112 exemplares das competições.

O destaque ficou por conta dos ginetes do Freio de Ouro, que fizeram o público vibrar com as tradicionais esbarradas. Entre os campeões que desfilaram, o maior número foi de bovinos, 34,8%, entre gado de corte e de leite. Os outros 65,1% foram divididos entre equinos, ovinos, caprinos e pequenos animais. Os grandes campeões representam o que há de melhor em genética animal na feira.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, afirmou que apesar da crise os números desta Expointer são positivos. "Acredito que devemos superar o total negociado na edição anterior”, projetou, parabenizando expositores, tratadores, cuidadores e organizadores do evento pelo sucesso da 40ª Expointer. Nesta edição, a feira teve 3.207 animais de argola inscritos em competições e provas, além de 1.437 rústicos, destinados a leilões ou participação em eventos. J

á o governador José Ivo Sartori, que prestigiou o evento, observou que a 40ª Expointer, que termina neste domingo, apresentou a potencialidade do agronegócio. Igualmente manifestou-se sobre as eleições de 2018. "O que importa não são as pessoas que vão dirigir o Estado, quem vai concorrer ou não vai concorrer. O que importa é que o projeto de modificação contemple a busca de uma caminhada nova. Construir um novo futuro para o nosso Estado vai fazer parte do projeto de todos", enfatizou.

Sartori aproveitou para conclamar os gaúchos no sentido de que se engajem, solidariamente, para que as transformações necessárias efetivamente se concretizem. "Precisamos continuar mudando para que o Rio Grande do Sul tenha um futuro diferente. Espero que no ano que vem não se tenha uma superaventura no país. Prefiro que se tenha responsabilidade e seriedade para construir a honestidade que todos os brasileiros querem da atividade pública", assinalou.

Também participaram da abertura, o vice-governador José Paulo Cairoli; os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e Modernização Administrativa e do Recursos Humanos, Raffaele di Cameli; o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sergio Bandoca Foscarini da Silva; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; os dirigentes das entidades copromotoras da feira, Gedeão Silveira Pereira, da Farsul; Carlos Joel da Silva, da Fetag; Vergílio Perius, da Ocergs; Eduardo Finco, da Febrac; e Claudio Bier, do Simers; deputados estaduais e federais. Antes do início do desfile, teve a apresentação do cantor Daniel Torres. A abertura ficou com a execução dos hinos Nacional e Riograndense por Duda Gaiteiro.

Artur Hugen, com informações do Correio do Povo/Imagens Divulgação