Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Diap aponta ascensão de Sérgio Souza no Congresso

Tamanho da letra A+ A-
Parlamentar paranaense, Sérgio Souza presidente a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulgou a lista dos parlamentares em ascensão no Poder Legislativo federal em 2017. Entre os doze políticos (onze deputados e uma senadora) que entraram em ascensão, está o deputado federal Sérgio Souza (PMDB). Ele é o único do Paraná na lista.

Segundo o DIAP, parlamentar em ascensão é aquele que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais, e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

A pesquisa foi feita no mês de agosto. “Pode-se afirmar que os parlamentes em ascensão estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional”, destaca o DIAP.       

Sérgio Souza cumpre o primeiro mandato como deputado federal depois de ter ocupada a cadeira de senador de 2011 a 2014.  No Senado ganhou projeção com o projeto para o ensino da Ética, Social e Política nas escolas. Escolhido para a função de relator de matérias de repercussão na Câmara Federal, o parlamentar relatou o projeto que acabou com o voto secreto no Congresso Nacional.

Em outra relatoria, de grande significado para o combate à corrupção, foi o responsável pela conclusão dos trabalhos da CPI dos Fundos de Pensão. Seu trabalho balizou o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para realização da Operação Greenfield com o indiciamento de entidades e pessoas. Sérgio também foi o relator da MP 752 que “sepultou” a prorrogação dos pedágios nas rodovias concedidas pelo Estado do Paraná. Atualmente ele preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

Artur Hugen, com informações do AI, Tito Matos/Foto: Divulgação