Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Colombo prestigia comemorações dos 100 anos de Mafra no Planalto Norte de SC

Tamanho da letra A+ A-
Governador participou da inauguração do monumento construído para marcar o centenário de Mafra e, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, participou da abertura oficial da festa do centenário

O governador Raimundo Colombo esteve em Mafra, no Planalto Norte catarinense, nesta sexta-feira, 8, dia que o município recebe simbolicamente o título de Capital do Estado, em função do aniversário de 100 anos. Colombo participou da inauguração do monumento construído para marcar o centenário de Mafra e, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, participou da abertura oficial da festa do centenário.

"É uma data que merece ser reconhecida e comemorada com a responsabilidade de olhar para o futuro e construir um cenário de desenvolvimento, de progresso e de qualidade de vida, para as gerações que vão escrever a história dos próximos 100 anos", disse Colombo, em seu discurso na abertura da Festa do Centenário Mafrense.

O monumento construído para homenagear o primeiro centenário de Mafra foi erguido na entrada principal da cidade. A obra faz referência ao título de cidade pérola do Planalto Norte de Santa Catarina e, além dos moradores, homenageia as diversas etnias que colonizaram o município: alemã-bucovina, polonesa, ucraniana, italiana e libanesa.

O monumento também recebeu uma placa da cidade paranaense de Rio Negro, com o desenho da ponte que faz a divisa entre os dois estados. Pela característica geográfica e convivência harmônica, Mafra, em Santa Catarina e, Rio Negro, no Paraná são consideradas cidades irmãs, na região.

O prefeito de Mafra, Welington Bielecki, destacou que o município passa por um período de transformação econômica atraindo novas empresas e diversificando a economia.

"Sofremos muito com o encerramento dos ciclos extrativistas, da madeira e da erva-mate e, agora precisamos recuperar nossa economia e buscar novas alternativas para que a nossa população possa continuar fazendo, a cada dia, uma cidade mais justa e promissora", salientou. Entre as principais conquistas do município nos últimos anos, o prefeito citou a instalação do curso de Medicina na Universidade do Contestado em Mafra e a chegada de uma empresa alemã que atua na fabricação de chicotes elétricos para conexões de automóveis.

Artur Hugen, com informações do GSC/imagens: Júlio Cavalheiro/Divulgação