Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

RS e estado alemão da Saxônia estreitam relações

Tamanho da letra A+ A-
O secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana, com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thomas Schmidt

Após a visita do governador José Ivo Sartori à Alemanha na última semana e dos excelentes resultados obtidos, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, segue com agendas na Europa. Nesta segunda-feira (11), em Dresden, capital da Saxônia, ele foi recebido pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thomas Schmidt.

Além de convidar representantes do estado alemão para o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que ocorre de 12 a 14 de novembro, em Porto Alegre, Fontana falou sobre a disposição do Rio Grande do Sul em estabelecer um protocolo de irmandade entre os dois estados, estabelecendo linhas de ação e interesses comuns.

A partir de contatos estabelecidos anteriormente com o governo gaúcho, a reunião voltou-se para aspectos práticos a fim de que sejam desenvolvidos projetos conjuntos, antes da assinatura do acordo. Fontana destacou que um deles está relacionado à aproximação de universidades alemãs e gaúchas em áreas diversas do conhecimento.

Outro projeto no qual a Saxônia detém grande conhecimento refere-se à reciclagem de lixo e à gestão da água, com envolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul.

Também foram debatidos temas de interesse dos dois estados, como a geração de energia renovável, com a busca de investimentos de empresas alemãs no estado. Fontana avaliou a visita como positiva e afirmou que o Rio Grande do Sul e a Saxônia têm muitos pontos convergentes para a busca do desenvolvimento sustentável.

Na Saxônia, por exemplo, está localizado o Silicon Saxony (vale do silício alemão), um dos mais importantes da Europa. A região entre Dresden e Leipzig é formada por centenas de empresas de alta tecnologia que, em parceria com universidades, são referências mundiais em tecnologia da informação, setor que o governo do Estado vem apoiando através de seus parques e polos tecnológicos e do envolvimento das instituições de ensino superior.

Artur Hugen, om GRS/Foto: Divulgação