Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Colegiado escolhe nova diretoria do Fornatur

Tamanho da letra A+ A-
Fornatur tem nova diretoria

Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, é o novo presidente do Fórum. Na pauta da nova diretoria estão a defesa de maior conectividade aérea e a liberação de vistos para países estratégicos


O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) escolheu seu novo presidente, nesta quarta-feira (05), durante a 1ª Reunião Extraordinária do grupo em 2017 realizada na WTM Latin America, em São Paulo. O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, 41 anos, foi eleito para ocupar o cargo no próximo biênio, substituindo Nilo Sérgio Félix do Rio de Janeiro.   


A eleição da nova diretoria do Fornatur ocorreu por aclamação, uma vez que o pleito contou com chapa única. Forma definidos ainda: o vice-presidente Gustavo Arrais (MG); o segundo vice-presidente Leandro Garcia (GO); a vice Norte Syntia Machado (AP); o vice Nordeste Hugo Helga (MA); o vice Centro Oeste Jaime Recena (DF); o vice Sudeste Laércio Benko (SP) e o vice Sul Victor Hugo Alves (RS).


Com a responsabilidade de estar à frente do colegiado de secretários e representantes de órgão estaduais de turismo, Felipe Carreras apresentou suas metas prioritárias e prometeu fortalecer a entidade nos próximos anos. “Temos o papel de organizar as metas para fortalecer o Fornatur, para tanto é essencial o comprometimento de todos os colegas secretários, além da profissionalização do Fórum, com um executivo que possa dar subsídio técnico, acompanhar as metas e propostas validadas para esse exercício”.


Em sua apresentação, o novo presidente do Fornatur defendeu a volta dos voos mistos (cabotagem); liberação de vistos para turistas de países estratégicos para o setor; abertura e regulamentação de cassinos, além da retomada de repasse descentralizado dos recursos do MTur para promoção dos destinos. Felipe Carreras também prometeu trabalhar junto ao Congresso Nacional para diminuir a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil cobrada pela ANAC, que teve um reajuste de 36,4% em 2017, e pela volta da desoneração do setor hoteleiro sobre o PIS/Cofins.


“Vamos dar encaminhamento a todas as propostas. A ideia é ter uma reunião em Brasília na próxima semana para tentar voltar a ter os voos mistos, será a nossa primeira pauta”, revelou Carreras, que deseja manter uma atuação próxima ao Ministério do Turismo na articulação dos principais interesses do setor.


“O Fórum tem independência, mas mostra sintonia com o Ministério do Turismo, à medida que defendemos temas que também são defendidos pelo ministro. A gente quer ser um grande aliado do MTur para que os grandes temas do turismo saiam do discurso e venham para a prática”, defendeu.


Empresário do setor de entretenimento e lazer, Felipe Carreras ingressou na vida pública em 1995, como oficial de gabinete na gestão do ex-governador pernambucano Miguel Arraes. Em 2012, assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e, em 2014, foi eleito deputado federal.


Está prevista ainda para esta tarde, um manifesto feito pela nova diretoria contra o corte do orçamento do Ministério do Turismo. “Hoje vamos fazer um grande manifesto contra o corte de 68% no orçamento do MTur. A gente não pode admitir isso no momento em que o Brasil enfrenta dificuldade e que todos têm a consciência que o turismo é uma janela de oportunidades”, comentou.


FORNATUR

O Fórum foi criado em 2000, para ser um colegiado dos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de Órgão Estaduais de Turismo. O objetivo é que a instância delibere sobre temas relevantes para o setor, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política. O bloco se reúne, em média, a cada dois meses, durante eventos turísticos de grande projeção.


O presidente do Fornatur tem assento no Conselho Nacional do Turismo, e atua junto a este órgão no assessoramento ao Ministério do Turismo para elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.

(Artur Hugen, com informações do MTur)