Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Congresso de Agroecologia visa o bem viver na América Latina

Tamanho da letra A+ A-
Evento foi realizado no centro de Convenções Ulysses Guimarães

O Congresso de Agroecologia 2017, que se encerrou na última sexta-feira (15), em Brasília, comemorou a Semana do Cerrado e teve como tema central: “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: As memórias, os saberes e os caminhos para o bem viver”.

O evento reuniu pesquisadores, representantes de povos indígenas, estudantes, artesãos e agricultores em palestras, mostras de trabalhos, apresentações culturais e rodas de diálogo.

“Uma oportunidade para se discutir questões políticas e alternativas para a agroecologia e proposições para alcançar o bem viver dos países da América Latina”, disse a presidente do Congresso de Agroecologia e pesquisadora da Embrapa, Mariane Carvalho. O Congresso é a união de três grandes eventos: o VI Congresso Latino-americano e X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.

Aproximadamente cinco mil participantes foram inscritos apresentando mais de 1.500 trabalhos. O Congresso é promovido pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia e pela Associação Brasileira de Agroecologia, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de instituições como Emater-DF, Embrapa, Instituto Sociedade, População e Natureza e Ibram.

Artur Hugen, com Mapa/Fotos: Noaldo Santos