Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia lamenta enchentes no Rio Grande do Sul

Tamanho da letra A+ A-
Em seu pronunciamento, Ana Amélia, também destacou discurso da nova Procuradora Geral da República, Raquel Dodge

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou nesta segunda-feira (18), em Plenário, a tragédia provocada por enchentes em cidades da região de fronteira no seu estado. Segundo a senadora, já ocorreram seis alagamentos somente no ano de 2017.

De acordo com Ana Amélia, as cidades mais afetadas foram Dom Pedrito, Alegrete e Quaraí, na fronteira com o Uruguai. Ela afirmou ainda que já são mais de duzentas famílias desalojadas.

Segundo a senadora, as intervenções da Defesa Civil e do Ministério da Integração para reparar os danos causados pela última enchente nem haviam sido completamente implementadas, quando a região sofreu um novo alagamento, causado pela cheia dos rios Santa Maria e Quaraí.

— Então os rios Santa Maria e o rio Quaraí subiram 2,8 metros e o rio Santa Maria 6,7 metros com essas enxurradas.

Raquel Dodge

Ana Amélia registrou a realização da cerimônia da posse de Raquel Dodge como nova procuradora-geral da República. Segundo a senadora, foi surpreendente o número de pessoas presentes, que lotaram o auditório.

Ela destacou o discurso de posse da nova procuradora, enfatizando o respeito às instituições. Para a senadora, ultimamente não havia normalidade nestas relações. Pelo contrário, em sua opinião, havia uma crise entre as instituições brasileiras.

De acordo com Ana Amélia, as mulheres ainda estão em pequeno número no Parlamento, mas ocupam espaços relevantes na administração pública, principalmente no Judiciário. A senadora destacou ainda o tom ponderado e sem arrogância do discurso de Raquel Dodge.

— Ela deixou muito claro que não abrirá mão de uma investigação muito séria. Defendeu com muita ênfase o equilíbrio, o respeito na relação entre as instituições: Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Poder Executivo e Poder Legislativo.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Waldemir Barreto/AS