Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Congresso Festuris 2017: Inovação, Mercado, Qualificação e Tecnologia

Tamanho da letra A+ A-
Palestras gratuitas ocorrem no Palácio dos Festivais, em Gramado/RS, nos dias 10 e 11 de novembro

A 29ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo está chegando e virá com novidades para mais uma edição de sucesso. O evento ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017, em Gramado na Serra Gaúcha.

Dentro da programação do evento ocorre o Congresso Festuris, no Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro. O congresso é aberto ao público, sem cobrança de ingresso.

Em 2017 o tema central será: “Conectando o Mundo: O Futuro Sustentável da Indústria Turística”.

Grandes palestrantes de relevância nacional e internacional participam do congresso. “O FESTURIS é um evento de conteúdo e negócios, tendo o Congresso FESTURIS voltado principalmente para a capacitação dos nosso participantes e público em geral em uma oferta única de conhecimento. Por isso, teremos grandes nomes em mais uma edição”, destaca a CEO do FESTURIS, a executiva Marta Rossi.

Uma das confirmações é a presença do Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, que deverá participar da Solenidade de Abertura, no dia 09, e também fazer parte do painel de abertura do Congresso no dia 10. Outra novidade no Congresso deste ano será a vinda de um famoso CEO ligado ao empreendedorismo e que fará o painel de encerramento no dia 11.

O Congresso deste ano vai trazer assuntos que estão em alta na indústria turística, impulsionando ainda mais a capacitação dos participantes por meio de temáticas, como: Inovação, Mercado, Qualificação e Tecnologia. Os painéis terão presença de líderes políticos, executivos, entidades e profissionais do turismo.

Confira alguns dos temas confirmados para o Congresso FESTURIS:

Sexta-feira, 10 de novembro

  • O Desafio: 12 milhões de visitantes internacionais e 6 milhões de empregos  com Marx Beltrão – Ministro do Turismo do Brasil;
  • O Sul é meu destino: A integração da região Sul como produto único
  • Reciclando idéias para multiplicar negócios
  • Inovação como ponto de partida: A tecnologia a favor do seu negócio
  • Modelos de negócios para conquistar um novo perfil de consumidores:

              Mulheres pelo Mundo

              Destinos Exóticos: Encontro com Gorilas

             Quebrando paradigmas na conquista de espaço para o segmento LGBT

Sábado, 11 de novembro

  • Smart destinations: Destinos inteligentes, sustentáveis e tecnológicos
  • Inbound Marketing: O que você precisa saber para começar
  • Por que você não vende?
  • Transformação: Atitudes que mudam resultados e superam os desafios

A lista de de palestrantes do Congresso 2017 será divulgada pela organização do evento na próxima semana.

Serviço:

Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo

De 09 a 12 de novembro de 2017

Solenidade de Abertura Dia 09 de novembro

19h30

Palácio dos Festivais

Congresso Festuris

Dias 10 e 11 de novembro

Das 8h30 às 12 horas

Palácio dos Festivais em Gramado

Entrada franca

Feira de Negócios Festuris

Dias 10 e 11 de novembro

Das 13h45 às 20 horas

Serra Park em Gramado

Israel: história e fé confirmados no Festuris 2017

O Festuris Gramado tem se tornado a cada ano uma feira mais internacional, trazendo como expositor grandes destinos que procuram investir no turista brasileiro. Este ano, a feira traz como um de seus expositores internacionais Israel, um destino surpreendente, um turbilhão de cultura, história e fé que tornam o país um dos mais atraentes destinos do mundo para viajantes que buscam fugir de roteiros comuns.

O país tem características singulares, local onde a modernidade e as tradições milenares se encontram. O destino apresenta uma enorme variedade de paisagens naturais, sítios arqueológicos, museus, praias, um roteiro religioso extremamente significativo para várias religiões e, claro, uma gastronomia capaz de deixar qualquer amante da boa mesa absolutamente apaixonado. Você irá se surpreender com Israel!

Jerusalém

Localizada em Israel, Jerusalém é a maior atração do país. A cidade possui uma aura de mistério, já foi palco de muitos eventos históricos e religiosos e até hoje é sede de lugares sagrados para várias religiões. Uma mistura que torna a cidade tão rica quanto incompreensível. Ao visitar Jerusalém não perca a oportunidade de estar em contato com tantos locais sagrados.

 

Congresso Festuris terá palestra com ativista do segmento LGBT no Palácio dos Festivais

Em uma palestra divertida e bem-humorada, a artista e ativista LGBT, Selma Light vai narrar a sua trajetória de vida artística e pessoal, contando como um garoto tímido e de origem humilde, saiu do sul do país, venceu preconceitos, e tornou-se a artista do segmento LGBT mais conhecida do Sul do Brasil. A artista fala sério quando o assunto é quebra de paradigmas e demonstra sua preocupação com o futuro do turismo LGBT, e também com a falta de incentivo para o setor e o reflexo negativo para economia dos municípios.

Selma Light participa do Congresso FESTURIS, no  Palácio dos Festivais, no dia 10 de novembro, às 10h45min, com o tema: “Quebrando Paradigmas na conquista de espaço para o segmento LGBT”.

“Em uma narrativa em forma de stand-up comedy, falo de preconceito, aceitação, superação, transexualidade, família e o impacto que causei na cidade de Florianópolis”, destaca Selma.

O Congresso acontece no Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro e é aberto ao público, sem cobrança de ingresso. Em 2017 o tema central será: “Conectando o Mundo: O Futuro Sustentável da Indústria Turística”.

 A artista também fala da importância do Congresso Festuris para o segmento LGBT. “A classe LGBT precisa de espaços em grandes feiras, chamando a atenção não só da população, mas sim de grandes empresas com o propósito de alertar marcas a investir nesse segmento, mostrando todo o potencial do segmento e o impacto positivo que pode trazer para essas empresas, que muitas vezes se negam a investir por mero preconceito, não aceitando ligar seu selo à classe LGBT. Não levam em conta que é um nicho que cresce significativamente a cada ano, com números extremamente superiores aos demais”.

Selma Light

Com 17 anos de carreira, Selma já atuou no Rádio e TV, sempre à frente de grandes eventos como o tradicional Pop Gay, que reúne cercas de 80 mil pessoas em praça pública na segunda de carnaval em Florianópolis. Comandou a Parada da Diversidade de Floripa e ficou conhecida por algumas músicas e jargões famosos no cenário LGBT do Brasil e do exterior. Selma é a personagem mais popular da cena LGBT da ilha da magia.

CEO Chilli Beans, Caito Maia, será palestrante no Congresso Festuris 2017

O Festuris Gramado prepara a vinda de grandes palestrantes para Gramado durante a sua 29ª edição. O Congresso, que ocorre no Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 10 e 11, terá grandes cases de sucesso. O tema central já está definido: Conectando o Mundo: O Futuro Sustentável da Indústria Turística. O eixo temático abordará Inovação, Mercado, Qualificação e Tecnologia. A ação é uma parceria com a LATAM Airlines Brasil, transportadora aérea oficial do evento e que assina também o Congresso 2017.

O Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, já confirmou presença em Gramado. Além dele, uma das atrações será a palestra de encerramento do evento com o CEO da Chilli Beans, Caito Maia. No painel Transformação – Atitudes que mudam resultados e superam desafios, Caito trará seu case de sucesso para o público da Feira Internacional de Turismo.

A CEO do Festuris, Marta Rossi, comemora a confirmação da participação do executivo. “É um case de sucesso que irá agregar conhecimento e com certeza motivará os participantes do Congresso FESTURIS. Temos certeza que a presença do Caito no evento atrairá muita gente para o Palácio dos Festivais. É uma palestra importante e gratuita, uma oportunidade imperdível”, destaca.

“Apoiar o desenvolvimento dos nossos parceiros de negócios é um pilar estratégico para nós e, por isso, temos investido em iniciativas que estimulem a transformação positiva do nosso setor, em linha com as melhores práticas e tendências mundiais”, diz Igor Miranda, diretor de vendas e marketing da Latam Airlines Brasil. “Neste cenário, o tema de inovação proposto pela Festuris está conectado às nossas ações que buscam estar cada vez mais atreladas às necessidades dos nossos clientes”, completa.

O Festuris abre a grade temática provocando a reunião de jovens empreendedores de sucesso com grande nomes já consagrados no turismo nacional e internacional. O Congresso FESTURIS é aberto ao público e ocorre nos dias 10 e 11 de novembro, das 8h30 às 12 horas, no Palácio dos Festivais em Gramado.

Case de sucesso
Caito Maia começou a se envolver com óculos no final dos anos 90, quando foi aos Estados Unidos para estudar música – queria fazer sucesso com sua banda “Las Ticas Tienen Fuego”. Para completar o orçamento vendia óculos que comprava na Califórnia para os amigos. Ao voltar para o Brasil, passou a comercializar óculos no atacado para serem distribuídos em multimarcas.
Em 1998, decidido a  investir em sua própria marca, lançou a primeira loja Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino.

Chilli Beans
A Chilli Beans, líder em óculos e acessórios da América Latina, criada em 1998 por Caito Maia, conta atualmente com 700 pontos de venda no Brasil e presença global, nos Estados Unidos, Portugal, Colômbia, México, Peru, Kuwait, Chile, Tailândia e Caribe. Em 2014, a marca abriu a primeira flagship internacional, em Promenade, Santa Mônica, nos Estados Unidos.

Desde sua criação, a Chilli Beans aposta na inovação. Com o primeiro quiosque, no shopping Villa Lobos, a marca trouxe para o varejo ótico brasileiro o inédito conceito de self-service, no qual o cliente pode manusear e experimentar o produto, antes de comprar. A marca foi a pioneira ao permitir ao cliente criar seu próprio modelo, e também a lançar um modelo de venda direta dos produtos. Em 2015, a Chilli Beans foi eleita a melhor franquia do Brasil, pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. Trata-se da maior premiação do setor, no país.

Expositora do Festuris é pioneira utilizando tecnologia e inovação

A Azul, expositora do Festuris – Feira Internacional de Turismo deste ano, é a primeira companhia do segmento a oferecer um chat com atendimento personalizado dentro do seu aplicativo de venda de passagens.

O chat oferece aos clientes a opção de se comunicar com um dos 800 atendentes do call center para tirar suas dúvidas, 24h por dia. Ao acessar o chat, o cliente deve estar logado na conta TudoAzul para conversar sobre reservas, assentos, horários de voo, formas de pontuar e resgatar no programa, entre outros.

A 29ª edição do FESTURIS terá diversas ações voltadas ao tema sustentabilidade e também vai promover o crescimento em outras áreas, uma delas é a tecnologia, que vai ao encontro ao desenvolvimento de nossos expositores.

Ministério do Turismo terá mil metros de área no Festuris 2017

Festuris Gramado contará em 2017 com a participação de todas as regiões e estados do Brasil através do Ministério do Turismo do Brasil. O órgão federal fechou uma parceria inédita com a Feira Internacional de Turismo e terá este formato pela primeira vez em Gramado, na edição 29, que ocorre de 09 a 12 de novembro na Serra Gaúcha.

Serão 550 m² de área construída e uma área total de 1.000 m² dentro da feira que possui um total de 22 mil metros. O Ministério deve apresentar aos mais de 10 mil participantes da feira um mix com os melhores roteiros e atrativos turísticos do país, com muitas surpresas. O espaço terá lounges com representações dos governos estaduais e a participação efetiva das Secretarias de Turismo.

A presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão já está confirmada em Gramado, para a Solenidade de Abertura do evento, no dia 09 às 19h30, no Palácio dos Festivais, e também para o primeiro dia do Congresso (será um dos palestrantes no Palácio dos Festivais) e da Feira de Negócios (no Serra Park), dia 10 de novembro.

O Ministério do Turismo também fechou uma parceria com a Rossi & Zorzanello, empresa que concebeu e organiza o evento, para oferecer capacitações dentro da feira de negócios.

“Nós comemoramos muito esta grande participação do Ministério do Turismo no FESTURIS em Gramado pois é resultado de um trabalho muito forte e da credibilidade que o FESTURIS vem conquistando ao longo destes 29 anos”, destaca Marta Rossi, uma das fundadoras e CEO do evento.

Rota da Baleia Franca é uma das atrações turísticas de Santa Catarina

Observar a migração de baleias com seus filhotes, em um habitat natural, é uma das opções de rotas turísticas no Sul do país.

Galápagos Tour, expositora confirmada na 29ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, oferece um roteiro rodoviário pela Rota das Baleias Francas.

A Rota da Baleia Franca (RBF) é formada pelos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, destino escolhidos por esta espécie de baleias na época da reprodução. As águas quentes e calmas do Litoral Sul catarinense são ideais para o desenvolvimento dos filhotes nos primeiros meses de vida, por isso o fluxo da espécie na região permite que os turistas possam observar estes gigantes dos mares ao vivo. Elas chegaram mais cedo este ano, no fim de junho. A temporada de avistamento das baleias-francas segue até novembro, com pico no mês de setembro.

“Temos paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas, além de uma das baías mais belas do mundo. Potencial turístico que não pode ficar restrito apenas ao verão, mas que precisa ser trabalhado e divulgado o ano todo, já que é um destino que oferece atrativos para todas as temporadas, além de gerar emprego, renda e garantir o bem-estar das populações locais”, afirma Juliana Ghizzo, analista da Coordenação Regional Sul do Sebrae/SC e gestora do projeto.

A rota é resultado do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias do Litoral Catarinense, executado pelo SEBRAE/SC em parceria com o ICMBio e as prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Artur Hugen, com AI, do Festuris: Fotos: Divulgação