Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Gerônimo pede ação da Funai na disputa entre indígenas em Charrua

Tamanho da letra A+ A-
deputado Jerônimo Goergen (PP-RS),

A disputa entre índios da mesma aldeia, no município de Charrua, no Rio Grande Sul, tem provocado pânico entre os moradores da cidade. O conflito já dura mais de 30 dias e provocou a morte de Zacarias Lalau, alvejado por disparos de arma de fogo. 

Na Aldeia do Ligeiro foram queimadas várias casas, carros depredados e vários índios feridos a tiros. Na última semana foi realizada uma operação da Polícia Federal e da Brigada Militar. A operação não foi suficiente para conter os ânimos.

A escalada da tensão levou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) a intermediar uma saída para o impasse, que tem levado pânico entre os moradores. O parlamentar solicitou uma audiência entre o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, e o prefeito de Charrua, Valdesio Roque Della Betta.

“A situação fugiu totalmente de controle. A comunidade está acuada e com medo. As aulas foram suspensas. É preciso restabelecer a paz e a ordem”, destacou Jerônimo. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira (21), às 15h, no gabinete da presidência do Ibama, em Brasília.

Artur Hugen, com o AI, Apolos Neto, do gabinete