Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Colômbia recebe exposição sobre patrimônios culturais do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Paisagens culturais das 13 cidades brasileiras, que abrigam o Patrimônio Cultural da Humanidade, foram apresentadas pela Embratur, durante a 11ª Feira do Livro e da Cultura de Medellín, na Colômbia

As paisagens culturais das 13 cidades brasileiras, que abrigam o Patrimônio Cultural da Humanidade, foram apresentadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a 11ª Feira do Livro e da Cultura de Medellín, na Colômbia.

O Instituto levou, em parceria com a Embaixada do Brasil em Bogotá e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, a exposição “Cidades Patrimônio da Unesco no Brasil”.

Os visitantes da feira colombiana, realizada de 10 a 17 de setembro, tiveram a oportunidade de conhecer as características de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Piauí, Distrito Federal, dentre outros, além de atrativos turísticos e patrimônios tombados. Também foi apresentada a diversidade brasileira e suas peculiaridades, com abordagem do contexto nacional e sua mistura de povos.

Para o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Alexandre Nakagawa, a presença do Brasil na Colômbia busca ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países e atrair mais visitantes ao País. “A cultura brasileira é um fator preponderante na decisão do turista colombiano quando vem ao Brasil. Por isso, é fundamental promovermos o segmento, abrangendo gastronomia e patrimônios culturais materiais e imateriais, complementando a oferta dos produtos e destinos brasileiros promovidos no exterior”, destacou. 

O Brasil foi o País convidado do evento, que reuniu mais de 300 convidados nacionais e internacionais. Fizeram parte da delegação brasileira escritores, editores, jornalistas literários, autores, ilustradores, grafiteiros e artistas.

Agentes de viagem participam de capacitação pela internet

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou um seminário on-line em parceria com a operadora de turismo SITA World Tours, dos Estados Unidos. O treinamento foi promovido no último dia 17, por meio da ferramenta na internet, e contou com a participação de 20 agentes de viagens que mais vendem os destinos da América do Sul.

“A iniciativa é importante por proporcionar a capacitação sem necessidade de deslocamento e envio de material de apoio digital para todos os participantes. A modalidade dos treinamentos on-line, permite alcançar um grande número de agentes de viagem e facilita a interação de todos os envolvidos”, afirma a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.

O seminário realizado pela internet foi apresentado por Maira Chianca, responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) América do Norte II, sediado em Los Angeles.

Durante a capacitação, a executiva detalhou os atrativos turísticos das cinco regiões brasileiras e os principais destinos, como os estados do Rio de Janeiro e Bahia, Cataratas do Iguaçu e Florianópolis. Maira destacou também diferentes pratos da gastronomia do País.

A apresentação durou cerca de duas horas e os principais questionamentos dos participantes foram sobre retirada de visto, preparativos para a Copa do Mundo, malha aérea e informações sobre os principais destinos dos segmentos Ecoturismo, Sol e Praia.

Mercado norte-americano

Os Estados Unidos são o 2º país que mais enviam turistas para o Brasil. Em 2012, o País registrou a entrada de 586.463 visitantes norte-americanos, segundo o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo.

“As ações de promoção do Brasil são estratégicas e avançam para a diversificação dos atrativos brasileiros para os norte-americanos. Durante os eventos promovidos pela Embratur no mercado, fazemos questão de apresentar os diferentes destinos brasileiros, como os segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, Cultura, Negócios e Eventos, e Esportes”, destaca a diretora Leila Holsbach.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur