Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

RS lidera Ranking da Competitividade em eficiência da máquina pública

Tamanho da letra A+ A-
Secretário Búrigo: "O poder público não pode ser mais uma máquina pesada e lenta, e a posição no ranking evidencia que estamos no caminho certo"

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro em primeiro lugar em eficiência da máquina pública, à frente de São Paulo (2º), Minas Gerais (3º), Espírito Santo (4º) e Distrito Federal (5º). Quem afirma é o Ranking da Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com desenvolvimento técnico a cargo da Tendência Consultorias Integradas e da Economist Intelligence Unit, instituto ligado à publicação britânica The Economist.

Para elencar os pontos fortes e fracos de cada estado, são avaliados dez pilares temáticos, como potencial de mercado, infraestrutura, educação, capital humano, segurança pública e inovação, entre outros. Ao todo, são 66 indicadores contemplados. A média de cada pilar resulta na posição geral no ranking.

No que diz respeito à eficiência da máquina pública, o estudo aponta seis indicadores: servidores comissionados (percentual de cargos comissionados no total de funções públicas), custo do Executivo/PIB, custo do Judiciário/PIB, custo do Legislativo/PIB, eficiência do Judiciário e índice de transparência.

O Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar porque, conforme a análise dos dados, "apesar do tamanho de sua economia, não houve uma explosão do tamanho e do custo dos serviços públicos". No ano passado, o RS era o quarto colocado nesse pilar.

No que se refere ao Executivo, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, acredita que o ranking é um reconhecimento da busca por uma gestão mais moderna. "Queremos uma máquina pública mais ágil, mais atenta às reais necessidades da população. O poder público não pode ser mais essa máquina pesada, lenta. Penso que essa posição no ranking evidencia que estamos no caminho certo para minimizar a crise e retomar o crescimento".

Além do primeiro lugar em Eficiência em Máquina Pública, o estado ficou bem colocado em Inovação, conquistando o segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. A posição geral do RS melhorou duas colocações. Em 2016, estava em nono lugar. No levantamento atual, está em sétimo. 

Semana Nacional de Doação de Órgãos será celebrada com homenagens na capital

Em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos, a Secretaria da Saúde (SES) vai homenagear instituições, hospitais e médicos que, com o seu trabalho, contribuem para salvar vidas. A cerimônia ocorrerá nesta segunda-feira (25), às 14h30, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

O evento contará com depoimentos de pacientes transplantados e de familiares de doador. O objetivo da semana é dar visibilidade ao tema, para ampliar a conscientização e a mobilização sobre a doação de órgãos e sua importância para salvar vidas.

Artur Hugen, com GRS/Fotos: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini/Divulgação